Uneal recebe programação do Caiite em Arapiraca nessa terça-feira (13) | Uneal recebe programação do Caiite em Arapiraca nessa terça-feira (13) – Caiite 2016

Uneal recebe programação do Caiite em Arapiraca nessa terça-feira (13)

img_4847

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) recebeu, na noite dessa terça-feira (13), mesas redondas, palestras e oficinas sobre diversos temas que compuseram a programação do Caiite em Arapiraca. No local, apresentaram alunos e professores das duas instituições participantes: Uneal e Ufal.

A palestra intitulada Práticas pedagógicas e inovação curricular: um olhar sobre textos, contextos e práticas em diálogo com a atual conjuntura educacional discutiu a constituição dos seres em função do contexto dos processos e das práticas formativas dos seres, num perspectiva para além das questões pedagógicas e foi realizada pelo professor do curso de Pedagogia da Ufal, Júlio Bispo.

A proposta do professor é fomentar nos ouvintes a reflexão sobre a concepção do conceito de educação de modo que transcenda a questão da proposta curricular, fazendo-os compreender que a formação do aluno está intrincada de influências que vão desde o seu local de nascimento, momento histórico, relações sociais, entre outros.

Outro assunto discutido na noite dessa terça-feira (12) foram as implicações que a PEC 55, aprovada pelo Senado Federal nesse mesmo dia, irá trazer para o para o serviço público. O tema gerou bastante discussão na sala entre os ouvintes, que fizeram questão de elencar alguns pontos mais críticos.

O primeiro deles foram as punições estabelecidas pela emenda aos órgãos ou setores que descumprirem a lei; outro ponto discutido foi a possibilidade de alteração nos planos de cargos e carreiras das instituições em função dos cortes nos investimentos no setor de pessoal.

A redução das despesas com saúde e educação foi o ponto alto da noite; momento em que a palestrante Maria Gorete Amorim apontou o alinhamento entre a PEC 55 e a MP 746/16, que trata da reforma no Ensino Médio, que dentre outras coisas gerará um impacto na oferta de cursos de licenciaturas e a abertura de vagas nas universidades por causa da oferta de cursos técnicos e profissionalizantes ainda na escolas.

Além dessas discussões, houve a realização da oficina Leitura do texto literário, realizada pelo professor de Letras da Ufal, Marcelo Ferreira.

Janaina Alves – relações públicas

• img_4857