Alunos de Medicina da Ufal discutem gerenciamento de tempo e qualidade de vida | Alunos de Medicina da Ufal discutem gerenciamento de tempo e qualidade de vida – Caiite 2016

Alunos de Medicina da Ufal discutem gerenciamento de tempo e qualidade de vida

tempo

Quantas vezes deixamos de lado aquela atividade que deveria ser urgente? Ou quantas vezes esquecemos do prazo de entrega de alguma demanda? Essas e outras questões nortearam a oficina de Gerenciamento de tempo e a qualidade de vida do estudante, realizada por alunos da Faculdade de Medicina do Campus Arapiraca, na manhã desta quarta-feira (14).

O objetivo do grupo é mostrar que a característica de deixar tudo para última hora implica em problemas de saúde mental e corporal, como é o caso da ansiedade, da insônia e das dores de cabeça; além de estar relacionada com o estresse e a elevação da pressão arterial.

Nas dinâmicas de grupo, os alunos conseguiram coletar informações sobre o perfil dos ouvintes e puderam analisar que a maioria dos estudantes adota o mesmo comportamento quando o assunto é entrega de atividades, trabalhos e afins.

Preguiça, sobrecarga, distração e falta de concentração foram os principais motivos apontados pelos participantes como sendo a causa da procrastinação. Mas, para os ministrantes, é preciso observar algumas dicas que podem ajudar no planejamento e na melhor execução das atividades cotidianas e, assim, gerenciar melhor o tempo entre estudos, atividades profissionais e pessoais.

Os elementos distrativos também tiveram seu espaço: celular, redes sociais, internet, além do excesso de demandas foram apontados como formas de alheamento.

As principais dicas foram: usar agenda e mantê-la atualizada, analisar a importância das atividades e reservar um tempo para planejar o dia seguinte. Outro ponto é saber diferenciar as demandas importantes das urgentes, percebendo que nesse último caso o tempo é o fator determinante. Urgentes são as atividades exigem um tempo de execução curto ou já estourado.

Ao final da oficina os ouvinte discutiram e trocaram experiências, percebendo que a situação é semelhante em diversos cursos e agradeceram as dicas dos colegas na busca pelo equilíbrio.

Janaina Alves – relações públicas

• img_4900