Estudantes de Enfermagem promovem discussão sobre saúde neonatal e materno-infantil | Estudantes de Enfermagem promovem discussão sobre saúde neonatal e materno-infantil – Caiite 2016

img_4787

O Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite) continua em Arapiraca com as atividades. Na manhã desta terça-feira (13) alunos discutem Saúde Neonatal na oficina Pré-natal: discutindo a nova caderneta da gestante, ofertada no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Arapiraca.

A proposta da oficina foi uma iniciativa da Liga Acadêmica Multiprofissional de Saúde Materno Infantil (LAMSMI), formada por enfermeiros e estudantes de Enfermagem da Ufal. Na ocasião, foi debatido com os ouvintes reformulação da cartilha da gestante, na qual os integrantes da Liga perceberam algumas dificuldades que as gestantes estavam tendo quanto às informações.

O intuito de oferecer essa oficina no Caiite é compartilhar com os ouvintes como é a rotina de uma unidade de saúde e disseminar conhecimento sobre as práticas tomadas nos processos clínicos neonatais. Amanda Barbosa, integrante da Liga e estudante de Enfermagem da Ufal, relata sobre essa experiência. “O ministério da saúde teve uma atualização da caderneta da gestante e com essa atualização a gente viu que os profissionais não estão aderindo essa caderneta. Por isso a gente tentou trazer para o evento, os profissionais e estudantes locais para um maior conhecimento desta caderneta”, alertou.

A ministrante da oficina, integrante da LAMSMI e estudante de Enfermagem, Chrisllaine Rodrigues, conta como está sendo satisfatório esse momento com a comunidade acadêmica. “Tem sido bem gratificante. É algo inovador conhecer e levar o estudante das diversas áreas já que nós não tivemos apenas estudantes de Enfermagem, mas tivemos de Medicina, Letras. Então a caderneta de gestante ela deve ser um instrumento comunicável a todos, onde toda a população deve ter acesso”, declarou.

Cairo Martins – estudante de Jornalismo

• img_4788