PALESTRANTES
Prof. Lauri Koskela
Lauri Koskela ingressou na Universidade de Huddersfield em outubro de 2014, quando foi nomeado Professor de Construção e Gerenciamento de Projetos. Anteriormente trabalhou na Universidade de Salford como Professor de Lean, Theory Based Project and Production Management. Antes disso, ele esteve envolvido em pesquisa aplicada no Centro de Pesquisa Técnica VTT da Finlândia. Desde 1991, Lauri está envolvido em pesquisas sobre construção enxuta. Sua pesquisa tem se concentrado especialmente nas teorias da gestão da produção, bem como na gestão de empreendimentos sob a perspectiva da construção enxuta. Desde 2005, ele pesquisa teoria do design. Lauri é um membro fundador e continuamente ativo do International Group for Lean Construction. Diretor do Lean Construction Institute - UK. Com mais de 18.000 citações de acordo com o Google Scholar, Lauri é um dos estudiosos mais citados em gestão da construção civil e campos semelhantes.
Prof. Mani Golparvar-Fard
Mani Golparvar é professor associado de Engenharia Civil, Ciências da Computação e Empreendedor de Tecnologia, Fellow Empreendedor do Corpo Docente, Fellow de Experiência do Corpo Docente e Diretor do Laboratório de Monitoramento e Controle Automatizado e em Tempo Real (RAAMAC) da University of Illinois Urbana-Champaign. Ele recebeu seu título de PhD em Engenharia Civil e MS em Ciência da Computação pela University of Illinois Urbana-Champaign em 2010, MASc em Engenharia Civil pela University of British Columbia em 2006, e MS e BS em Engenharia Civil pela Iran University of Science and Technology em 2005 e 2002, respectivamente. Antes de ingressar no corpo docente da University of Illinois Urbana-Champaign, ele foi professor assistente em Engenharia Civil na Virginia Tech.
Prof. Luis F. Alarcón
Luis F. Alarcón é professor de Engenharia Civil na Pontificia Universidad Católica de Chile e diretor do Production Management Center na mesma universidade. Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontificia Universidad Católica de Chile e Master of Science, Master of Engineering e Ph.D. pela University of California, Berkeley. Atua como Shimizu Visiting Professor na Stanford University e professor visitante na The Ohio State University e na Universitat Politècnica de València. É membro fundador do International Group for Lean Construction e membro do conselho do International Council for Research and Innovation in Building and Construction. Possui mais de 100 publicações nas áreas de gestão de projeto e construção enxuta. Desenvolve pesquisas e consultorias para organizações públicas e privadas em diversas áreas do conhecimento, como gestão de projeto, planejamento estratégico e implementação da construção enxuta. Obteve reconhecimento internacional como membro da Panamerican Academy of Engineering e da National Academy of Construction dos EUA.
Prof. Luiz Fernando Mahlmann Heineck
Possui graduação em Administração de Empresas e Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com titulação respectivamente em 1977 e 1976. Participou da 1ª turma de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, opção Construção (NORIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1978, quando recebeu sua primeira bolsa de pesquisa pelo CNPq, vínculo que mantém com esta instituição há 37 anos, hoje na qualidade de pesquisador I - C. É Ph.D. (Doctor of Philosophy) pela Leeds University, Inglaterra, com tese na área de Administração da Construção (Construction Management) publicada em 1983. Fez pós-doutorado na área de Economia da Construção e Habitação pela Universidade de Utrecht, Holanda em 1999. Participou das atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Engenharia Civil e Gestão da Produção (Engenharia de Produção) nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul (1983-1988), Universidade Federal de Santa Catarina (1989 - 2006), admitido por concurso como professor titular, e Universidade Federal do Ceará (2006 - 2013), onde se aposentou nesta qualidade. É professor adjunto do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará, até a presente data. Atua nas áreas de tecnologia da construção civil e sua inovação, mercado imobiliário, gestão da construção, produtividade, planejamento e controle de obras, economia da construção e habitação. Na sua carreira acadêmica orientou 63 alunos de mestrado com dissertações concluídas e 15 alunos de doutorado com teses concluídas. Dos mestrandos 38 continuaram seus estudos a nível de doutorado. Do total de orientandos, 50 são professores universitários.
Prof. Carlos Torres Formoso
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e Ph.D. pela University of Salford (1991). Fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA (1999-2000). Foi professor visitante em diversas instituições de ensino e pesquisa no exterior, incluindo o Norwegian Building Research Institute (Noruega), ESPE (Equador), Strathclyde University (UK), University of Salford (UK), University of Agder (Noruega) e University of Huddersfield (UK). É Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenador do Grupo de Gestão e Economia da Construção do Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo atualmente docente permanente do mesmo programa. Faz parte do Conselho Editorial de seis revistas científicas internacionais. Tem atuado como consultor ad hoc da FINEP, FAPESP, CAPES, CNPq, CYTED, entre outras agências de fomento. Atua na área de gerenciamento na construção civil, principalmente nos seguintes temas: projeto e gestão de sistemas de produção, produção enxuta, gestão da segurança do trabalho, aprendizagem organizacional, medição de desempenho de empresas e empreendimentos de construção, habitação de interesse social e gestão do processo de desenvolvimento do produto.
Prof. Francisco Ferreira Cardoso
Professor Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo da Especialidade Tecnologia e Gestão da Produção na Construção Civil, é Superintendente do Espaço Físico da Universidade de São Paulo e coordenador do curso de Pós-Graduação lato sensu Pós-TGP em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios da Escola Politécnica da USP (Poli.Integra). Foi presidente da Comissão de Graduação da Escola Politécnica e membro do Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo, entre 2014 e 2018. Foi chefe do Departamento de Engenharia de Construção Civil entre 2013 e 2017 e seu vice chefe entre 2011 e 2013 e 2017-2019; foi coordenador do curso de Engenharia Civil entre 2012 e 2017. É graduado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1980), fez mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana na Universidade de São Paulo (1986), doutorado na subárea de Économie et Sciences Sociales na École Nationale des Ponts et Chaussées (1996) e Pós-doutorado no Centre Scientifique et Technique du Bâtiment (2001-2002), ambos na França. É membro do Conselho Fiscal do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (suplente). Foi presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (2008-10). É membro titular do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério de Estado de Desenvolvimento Regional e Diretor do Departamento da Indústria da Construção da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Civil (Construção Civil), com ênfase nas linhas de pesquisa de incremento da qualidade e aumento da produtividade e Planejamento, organização e gestão da produção.
Profa. Dayana Bastos Costa
Dayana Bastos Costa possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (2001), Mestrado em Engenharia Civil (Construção Civil) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Doutorado em Engenharia Civil (Construção Civil) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) com doutorado sanduíche na Universidade de Salford (2006-2007) no Reino Unido e Pós Doutorado na Georgia Institute of Technology nos EUA (2014-2015). É professora associada II do Departamento de Construção e Estruturas da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia e do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (Mestrado e Doutorado). Foi coordenadora do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia e da Especialização em Gerenciamento de Obras na mesma universidade. Tem experiência na área de Construção Civil, com ênfase em Gerenciamento e Economia de Construções, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de obras, incluindo medição de desempenho, planejamento e controle de obra, gestão da qualidade, gestão sustentável em canteiros, Building Information Modeling e Veículos Aéreos Não Tripulados.
Maria Angélica Covelo Silva
Engenheira Civil, possui graduação pela Universidade Estadual de Londrina (1983), mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é diretora do Núcleo de Gestão e Inovação, prestando consultoria nos temas de planejamento estratégico, gestão empresarial, política setorial e gestão de empreendimentos.
Alexandre Castro Soares
Engenheiro Civil, possui graduação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é proprietário da Leancore Engenharia e diretor de operações da Mutual Engenharia Inteligente. Foi gerente de engenharia da BSF/Método (1993 à 2005), diretor executivo da Medabil Soluções Construtivas em Aço (2006 à 2014) e CEO da Cassol (2014 à 2016). É especialista em construção enxuta e gestão enxuta.
Ricardo Mateus
Natural de Tubarão, município ao sul de Santa Catarina, Ricardo Mateus é engenheiro civil e de produção. Iniciou em 1999 sua trajetória profissional como soldador e montador de estruturas metálicas, desempenhando tais funções por cerca de 10 anos na empresa da família.
Apaixonado por inovação, buscou conhecimento e qualificação para fundar, em 2016, a Brasil ao Cubo (BR3), construtech de soluções construtivas ágeis, pioneira em construção off-site volumétrica no país. Hoje a Brasil ao Cubo tem obras espalhadas em diversos estados brasileiros e é reconhecida pela excelência ao conduzir e executar projetos de forma rápida e eficiente.
Carlos Alberto Andrade Bomfim
Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal da Bahia (2006) e Engenheiro Civil pela Universidade Católica do Salvador (2002). Possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2009), especialista em Estruturas de Concreto e Fundações pela Universidade Cidade de São Paulo (2016), especialista em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo (2020) e doutorado em andamento na área de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é gerente de negócio da área de construção civil do Senai/Cimatec e professor assistente na Universidade Federal da Bahia, atuando no curso de Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em planejamento e projeto de edificações, projetos de conservação e restauro, gestão e coordenação de projetos, building information modeling - BIM, industrialização dos processos construtivos e engenharia estrutural com ênfase em pré-dimensionamento de estruturas, concepção e projeto de estruturas de concreto armado, inserções estruturais contemporâneas e novas tecnologias da construção 4.0. Foi coordenador da Pós-graduação em Tecnologia e Gerenciamento de Obras do Senai/Cimatec (2010) e do MBI BIM (2018) e atualmente atua como professor ministrando a disciplina Gestão de Projetos Integrados. Atuou como arquiteto e urbanista e engenheiro estruturalista sendo sócio-diretor de projetos da empresa Traço 2B - Projetos, Planejamentos e Construções Ltda., de 2002 a 2017, desenvolvendo projetos em BIM.
Maurício Moreira e Silva Bernardes
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (1993), mestrado (1996) e doutorado (2001) em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em Design pelo Institute of Design do Illinois Institute of Technology/EUA (2012). Coordenador do Instituto de Inovação, Competitividade e Design da UFRGS. É professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de Design e Engenharia Civil, com ênfase em Gestão de Design e de Projetos, Sistemas de Informações, Planejamento de Obras de Construção Civil. Autor de diversos livros no campo de planejamento de obras, MS-Project e gestão do design. Coordenador do Curso de Especialização em Design Thinking e Inovação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dentre seus principais projetos pode-se citar o projeto ICD (Inovação, Competitividade e Design), que buscou propor diretrizes para aumentar a competitividade da indústria brasileira por meio da gestão e concepção de produtos e serviços inovadores orientados ao design. Pelo projeto ICD, trouxe pesquisadores e professores de diversas universidades como, Havard, Berkeley, Lisboa, Saragoça, Delft, Chicago, dentre outras, para atuarem juntos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e nas empresas parceiras.
No âmbito do SIBRAGEC 2021 será responsável pelo mini-curso “Planejamento de obras nos níveis de médio e curto prazo”.
Marcelo Fabiano Costella
Engenheiro Civil (1997), mestre em Engenharia Civil, doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Pós-doutorado na University of Strathclyde, Escócia (2019). Atualmente é docente do Mestrado e Doutorado Profissional em Tecnologia e Gestão da Inovação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO), consultor da Educativa: Inovações Educacionais em criação e avaliação de programas de pós-graduação e ministra disciplinas em especializações de Engenharia de Segurança do Trabalho e cursos sobre a Norma de Desempenho e Metodologia da Pesquisa Aplicada. Também é docente colaborador do Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil na Faculdade Meridional (IMED). Tem experiência na área de Engenharia Civil, tendo executado mais de 50.000 m² de obras de edificações verticais, na área de Gestão de Produção Civil com foco no desempenho de edificações habitacionais, Engenharia de Produção, com ênfase em Segurança do Trabalho e Engenharia de Resiliência. Tem experiência em processos de construção de APCN de Programas de Mestrado e Doutorado e no processo de avaliação desses programas via plataforma Sucupira.
No âmbito do SIBRAGEC 2021 será responsável pelo mini-curso “Prática de pesquisa científica para mestrandos”.
Clarissa Notariano Biotto
Pós-doutoranda do Núcleo de Pesquisa em Racionalização e Desempenho de
Edificações (NUPRE) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGECiv)
da UFSCar. Co-fundadora da rede de pesquisa Young Researchers for Architecture,
Engineering and Construction Industry (YR4AECI). Foi professora substituta do
Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade Federal de São Carlos
(UFSCar). PhD pela University of Huddersfield, Inglaterra e Mestre em Gestão e
Economia da Construção pelo NORIE - UFRGS. Arquiteta pela Universidade de São
Paulo (USP) com período sanduíche na École Nationale Supérieure d'Architecture de
Marseille, França. Trabalhou como consultora, quando implantou o lean thinking em
mais de 20 projetos de construção e departamentos administrativos em empresas
construtoras no Brasil e no Reino Unido. Também possui expertise em Modelagem
BIM 4D para gestão de sistemas de produção e em assuntos relacionadas a Construção Enxuta, Lean Office, BIM, Projeto de Sistemas de Produção, Planejamento e Controle da Produção, Linha de Balanço, TIC na Construção Civil, entre outros.
No âmbito do SIBRAGEC 2021 será responsável pelo mini-curso “Linha de Balanço: uma nova abordagem para o planejamento e controle de obras”.