Palestrantes

Nicole Semião

Nicole Semião

Nicole Semião, carinhosamente conhecida como Nicolinha, é a astrônoma mais jovem do mundo, destacando-se por suas impressionantes conquistas desde tenra idade. Como uma criança prodígio, Nicolinha recebeu o reconhecimento do GCPAwards, celebrando seu talento excepcional e suas contribuições notáveis para a ciência.

Sua paixão pela astronomia a levou a colaborar com renomadas instituições científicas. Nicolinha é uma cientista cidadã do International Astronomical Search Collaboration (IASC), da NASA e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Nessas funções, ela participa ativamente de projetos de pesquisa e descobertas astronômicas, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento nessa área.


Júlia Quintaneiro

Júlia Quintaneiro

Bióloga e divulgadora científica apaixonada por explorar e promover os museus de ciência pelo Brasil. Fundadora e diretora geral do Potencial Biótico, uma plataforma educativa e de comunicação da ciência, Júlia dedica sua carreira a destacar a importância e a diversidade dos espaços científicos.

Com um sonho de mochilar pelo Brasil documentando suas visitas a cada museu, Júlia viaja pelo país visitando uma ampla gama de museus e centros de ciência. Seu objetivo é criar conteúdos envolventes e informativos que ampliem a visibilidade desses locais e promovam um maior engajamento da sociedade com a ciência.


Luiz Anelli

Luiz Anelli

Professor no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo desde 1996, onde ministra aulas na graduação e na pós-graduação. Idealizador e curador da exposição “Dinos na Oca e Outros Animais Pré-Históricos” no Parque do Ibirapuera em 2006, visitada por 550 mil pessoas. Em 2022, atuou como curador da exposição "Dinossauros: Patagotitan, o Maior do Mundo," organizada pelo Museu Paleontológico Egidio Feruglio e exibida também no Ibirapuera. Montou as primeiras réplicas de esqueletos de dinossauros na cidade de São Paulo, incluindo o Allosaurus fragilis (Instituto de Geociências), o Tyrannosaurus rex em Santo André, e o Oxalaia quilombensis em São José dos Campos


Carina Giunco

Carina Giunco

Empreendedora Social, graduada em Enfermagem, Mestre e Doutora em Genética Humana, atuou como professora universitária, coordenadora de curso de graduação e pós-graduação e no planejamento estratégico na área de assistência social.

Atualmente é Diretora Executiva do Instituto Selo Social, coordena a implantação do programa em cidades de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal.

Acredita em um mundo mais justo, sustentável e inclusivo. É apaixonada pela família, viagens e troca de experiências.


Sinval Fernandes de Sousa

Sinval Fernandes de Sousa

Graduado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2010) e especializado em Educação Especial Inclusiva. Sua carreira é marcada pela dedicação à inclusão no ensino de química, com destaque para a atuação como intérprete de Libras e monitor para alunos surdos.

No mestrado em Química Inorgânica, Sinval sintetizou e caracterizou complexos polipiridínicos de Re(I), investigando suas propriedades fotoquímicas e fotofísicas. No doutorado, focou na síntese e caracterização de complexos polipiridínicos de Ru(II) com diferentes ligantes carboxilatos, avaliando sua reatividade frente ao oxigênio molecular. Além disso, contribuiu significativamente para a educação de alunos surdos, organizando cursos e desenvolvendo pesquisas voltadas à formação de professores


Luísa Schmidt

Luísa Schmidt

Socióloga e investigadora coordenadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa), é uma das pioneiras na introdução da Sociologia do Ambiente em Portugal, tanto na investigação quanto no ensino e na articulação entre academia e sociedade. Coordena e participa de diversos projetos de investigação, nacionais e internacionais, focados em ambiente e alterações climáticas. Faz parte do Comité Científico do Programa Doutoral em "Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável" e é membro do CNADS (Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e do Working Group for Sustainable Development, no âmbito dos EEAC – European Environment and Sustainable Development Advisory Council.

Autora de 20 livros e mais de 100 artigos científicos, lançou recentemente o livro "50 Anos de Políticas Ambientais em Portugal: da conferência de Estocolmo à atualidade" (org.), 2023, pela Ed. Afrontamento. Foi reconhecida com o Prémio Comunicação da Ciência, Ciência Viva 2016 e o Prémio Personalidade "Visão Verde" 2022. Colunista regular do Jornal Expresso, escreve sobre questões ambientais.


Realização

Organização

Apoio