Ufal realiza maior evento de pesquisa e tecnologia na Educação Básica

3ª edição da Sinpete será de 16 a 22 de outubro e já tratados biomas brasileiros

Por Ascom Ufal
- Atualizado em
 | nothing

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza, entre os dias 16 e 22 de outubro, a Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), que acontece nas cidades de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema sob o tema “Inovação Sustentável: Educação, Tecnologia e Empreendedorismo para a Conservação dos Biomas Brasileiros”. Em sua 3ª edição, o evento é um programa de incentivo à pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico voltado ao fortalecimento da Educação Básica do Estado de Alagoas, e sem fins lucrativos.

Dentro dos objetivos da Sinpete estão: estimular o protagonismo, criatividade, raciocínio científico e inovação na escola para o desenvolvimento humano, social e sustentável. Para tanto, a programação se estrutura em três eixos operacionais: ações de sensibilização e formação (antes do evento); ações de divulgação (durante o evento); e ações de mentoria para os projetos (após o evento), exercendo um papel importante na disseminação e popularização da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Estado de Alagoas.

São sete dias de programação, com o objetivo de reunir um público de 50 mil pessoas, que visitarão os espaços temáticos e participarão de mesas-redondas, palestras, oficinas, minicursos, mostras, exposições, concursos, maratonas, olimpíadas, lançamentos de livros e apresentações artísticas.

Dentre esse rol destaca-se o Concurso de Ideias e Pesquisas Inovadoras, que contempla projetos da escola com mentoria especializada em letramento científico, visando à publicação das ideias/pesquisas em formato de livro impresso.

Saiba mais

Realização

Organização

Apoio