O Concurso de Ideias e Pesquisas Inovadoras movimenta o Sinpete
A realização do Concurso é a principal motivação dos estudantes e professores durante o Sinpete
A Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) possui uma programação repleta de momentos especiais e memoráveis. O Concurso de Ideias e Pesquisas Inovadoras é o principal motivador de toda essa dinâmica de exposição e troca de experiências vividas durante os dias do evento. Abrangendo escolas de educação básica e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do Estado de Alagoas.
O Concurso visa estimular atividades e ações de educação em pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico na Educação Básica, visando promover o fomento, a divulgação e a popularização da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) para o desenvolvimento humano e sustentável. Na edição do Sinpete de 2024, o Concurso de Ideias e Pesquisas Inovadoras está ocorrendo nas cidades de Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia.
O professor Dilson Costa, da Escola Municipal Silvestre Péricles, localizada no Pontal da Barra, conta que é muito importante essa conexão entre a educação básica e a Universidade, “Gostaria de parabenizar ao Sinpete e seus idealizadores, um movimento como esse fomenta a pesquisa e a experimentação em todos nós, criando esse espaço de valorização para os estudantes”.
Durante as apresentações e exposições das Ideias Inovadoras os alunos têm a oportunidade de conversar e debater com diversas pessoas, desde professores até outros estudantes, gerando um ambiente de intensa troca e aprendizagem, como conta o aluno do oitavo ano, Pedro Henrique, “É muito importante participar do Sinpete e do Concurso de Ideias Inovadoras, muitas pessoas visitaram nosso estande, fazendo perguntas e interagindo, a experiência tem sido incrível”.
Pedro está representando a Ideia Inovadora da sua escola, “Tecendo Redes e Saberes”, projeto que envolve a cultura do Pontal da Barra e a base para o bordado do filé que é a rede. Mediante oficinas na escola, o Professor Dilson buscou reconectar as novas gerações com o ofício dos artesãos, para que esse saber cultural não se perca, promovendo encontros ricos em valorização e amor pela cultura alagoana.
A expectativa compartilhada por todos já pode ser vista: um interesse crescente nos corações dos alunos que visitam e os que expõem suas ideias e projetos. Ao final do Sinpete, serão escolhidos os vencedores do Concurso, esses por sua vez, receberão monitorias e apoio dos organizadores para que suas pesquisas e experiências se materializem e façam parte da nova Coleção Sinpete, a coletânea que reúne esses projetos, desenvolvendo a produção científica de todo o estado.
A cerimônia de premiação do Concurso de Ideias Inovadoras, ocorrerá hoje, 22 de outubro, no auditório da Reitoria da Ufal, será um momento especial para todos os estudantes. O evento será aberto ao público e marcará o final do Sinpete, com o êxito de mais uma edição concluída com o objetivo de fomentar a ciência e trazer esse vínculo entre escola e Universidade.
A semana, promovida pela Ufal é uma organização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) com patrocínio do Serviço Social da Indústria (Sesi), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).