Ciência e tecnologia: Ufal e Fundepes se reúnem para planejamento do evento Sinpete 2024

Reunião de planejamento executivo do evento Sinpete 2024

Por Ascom
- Atualizado em
 | nothing

No início de abril, as equipes da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Gestão Institucional da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) se reuniram para o planejamento executivo da edição de 2024 do evento, que terá como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

O Sinpete deste ano ocorre entre 16 e 22 de outubro, nas cidades de Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia. Na edição anterior, o evento envolveu 230 escolas e mais de 10 mil estudantes em mais de 60 municípios. Em parceria com a Fundepes, a expectativa é alcançar um público ainda maior este ano, aspirando realizar o maior evento de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na educação básica de Alagoas.

“A fundação desempenha um papel fundamental na gestão e na garantia da excelência do evento, trazendo sua experiência na gestão de projetos de pesquisa e na realização de eventos grandiosos, como a Bienal do Livro”, enfatiza Vera Pontes, pedagoga na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Ufal.

A reunião contou com a participação da vice-presidente da Fundepes, Taciana Melo, e sua equipe, além do pró-reitor de Gestão Institucional da Ufal, Jarman Aderico. Da equipe do Sinpete estiveram presentes as professoras Jadriane Xavier e Maria Ester Barros do Instituto de Química e Biologia (IQB), e Regina Ferreira e Vera Pontes da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/Ufal).

Além de ser um evento, o Sinpete é um programa de pesquisa extensionista com foco na educação para o desenvolvimento científico nas escolas. O projeto promove ações que incentivam o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens na busca por soluções sustentáveis para problemas em suas escolas e bairros. Essas iniciativas fortalecem a divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação em Alagoas, contribuindo para a qualidade da educação básica.

Saiba mais

Realização

Organização

Apoio