Sinpete 2025 mergulha na ciência e na educação sustentável

Evento reúne estudantes, professores e pesquisadores com oficinas, mostras e atrações culturais sob o tema “Oceano, Ciência e Sociedade”

Por Sinara Beserra - estudante de jornalismo (Ascom/Sinpete)
- Atualizado em
Evento reúne estudantes, professores e pesquisadores com oficinas, mostras e atrações culturais sob o tema “Oceano, Ciência e Sociedade”
Evento reúne estudantes, professores e pesquisadores com oficinas, mostras e atrações culturais sob o tema “Oceano, Ciência e Sociedade”

A Sinpete 2025 começou movimentando o campus A.C. Simões, da Ufal, nesta quinta-feira (16) com uma programação marcada por descobertas e experiências científicas. Com o tema “Oceano, Ciência e Sociedade: educação para um mundo sustentável”, a Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica abriu as portas para estudantes, professores e pesquisadores, reunindo o público em torno de exposições, oficinas e mostras educacionais.

Em uma grande tenda montada no campus, a Sinpete ofereceu um dia de atrações científicas abertas à comunidade. Oficinas práticas proporcionaram momentos de aprendizado e experimentação, onde os visitantes puderam produzir perfumes, trabalhar com materiais recicláveis e trocar conhecimentos com os expositores. Enquanto isso, as Comunicações Orais lotaram as salas com estudantes e pesquisadores debatendo sobre educação sustentável.

Uma das atrações que mais chamou atenção foi o oceanário móvel, que levou os visitantes a uma verdadeira imersão subaquática. A estrutura, com projeção em 360°, recria a sensação de estar no fundo do mar. Segundo Jhonatan David, biólogo e diretor científico do programa Caminhos com Ciência, “através dele é possível conhecer mais sobre a vida marinha, os ambientes aquáticos e todo esse fenômeno que chamamos de oceano”.

Os estandes do Concurso InovaEdu encheram a tenda da Sinpete de ideias e propostas criativas, valorizando o protagonismo das escolas. Os projetos foram apresentados ao longo do dia e seguem em exposição durante a semana, despertando curiosidade e inspiração nos visitantes. 

A Arena Cultural também foi destaque. Pela manhã, a Banda Escolar – Vivenciando a Música em Grupo (SEDUC) animou o público, e à tarde, a música foi celebrada com apresentações de orquestras da Ufal e Ifal.

A cerimônia de abertura da Sinpete aconteceu no início da noite, na Arena Cultural, reunindo autoridades, convidados e parceiros. Estiveram presentes o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, a coordenadora do Programa Sinpete, Vera Pontes, e a coordenadora da edição 2025, Jadriane Xavier, entre outros representantes da universidade e instituições parceiras.

A pró-reitora da graduação, Eliane Barbosa, destacou a relevância da iniciativa. “Estamos aqui na abertura da Sinpete e aguardamos a participação de vocês ao longo de todos os dias do evento. Hoje à tarde pude prestigiar as apresentações e atividades tão importantes sobre essa temática, falando sobre oceania, ciência e inovação”, afirmou.

Acesse a galeria de fotos da abertura.

Realização 

 

Realizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 2022, a Sinpete conta, na edição de 2025, com a correalização do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a organização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), em alinhamento direto com as diretrizes e objetivos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Por sua abrangência e impacto, tem se colocado entre os maiores eventos de divulgação científica de Alagoas. Conta com o apoio de instituições como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações  (MCTI), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), Marinha do Brasil e Exército Brasileiro.

Internamente, a organização envolve cursos técnicos, de graduação e pós da Ufal e do Ifal. Externamente, participam secretarias de Educação das redes estadual e municipal de Alagoas, além de escolas privadas.

Realização

Patrocínio

Organização

Apoio