Premiação do Concurso InovaEdu marca encerramento da Sinpete

Cerimônia foi um momento de celebração de ideias inovadoras voltadas para os desafios da sustentabilidade

Por Sinara Beserra - Estudante de jornalismo (Ascom/Sinpete)
- Atualizado em
Cerimônia foi um momento de celebração de ideias inovadoras voltadas para os desafios da sustentabilidade
Cerimônia foi um momento de celebração de ideias inovadoras voltadas para os desafios da sustentabilidade

A Sinpete 2025 encerrou a programação na última quinta-feira (23), depois de uma semana intensa de divulgação científica, muito aprendizado e troca de saberes a respeito do tema ‘Oceano, Ciência e Sociedade: educação para um mundo sustentável e inclusivo’. A cerimônia de encerramento ocupou as avenidas principais do Campus A.C. Simões da Ufal, em uma tarde de celebração da produção científica de Alagoas, por meio do Concurso InovaEdu. Alunos e professores foram premiados em uma comemoração que honrou a participação efetiva das escolas e de suas propostas inovadoras para a educação de todo o estado.

A cerimônia teve início com uma mesa-redonda, realizada no auditório da Reitoria da Ufal, intitulada ‘Ciência e Sustentabilidade dos Oceanos: mudanças climáticas, poluição e preservação da biodiversidade marinha’, com a professora Nídia Fabré, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), o superintendente Rivaldo Couto, do Ibama Alagoas, e o capitão Rodrigo Garcia, da Fragata da Capitania dos Portos de Alagoas.

A mesa fomentou reflexões acerca dos desafios atuais que envolvem os oceanos, destacando a relevância da pesquisa científica e das práticas educativas na construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com a sustentabilidade. A professora Nídia Fabré apresentou o trabalho realizado pela Pesquisa Ecológica de Longa Duração em Alagoas (Peld Costa dos Corais), mostrando, por meio da pesquisa, que o nosso oceano é o nosso futuro, do local ao global.

Premiação Concurso InovaEdu

O Concurso InovaEdu, presente na Sinpete desde 2022, antes denominado “Concurso de Ideias Inovadoras”, já impactou centenas de estudantes e professores participantes. Sua atuação tem sido uma verdadeira semeadura de ideias inovadoras e transformadoras, germinando nas escolas e florescendo na vida de crianças e jovens.

Ao longo dos anos, o concurso tem mudado realidades, inspirando estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico a criarem soluções que fazem diferença. E embora também presente no ensino superior, o maior destaque sempre foi destinado para a Educação Básica. Nesta edição, o concurso foi ampliado, incorporando novas categorias e modalidades de ensino, demonstrando como o Concurso InovaEdu tem se consolidado como um espaço de valorização da pesquisa, da criatividade e da inovação educacional.

A coordenadora-geral da Sinpete, Vera Pontes, abriu a premiação do Concurso InovaEdu com um discurso de agradecimento a todos os parceiros e contribuintes do evento. “Cada edição é uma travessia coletiva construída com trabalho, parceria e esperança. Nada disso seria possível sem o apoio e a dedicação de tantas pessoas que acreditam no poder da ciência e da educação transformadora”, ressaltou.

Jadriane Xavier, coordenadora da Sinpete 2025, reforçou a vitória de todos os participantes, independente do resultado da premiação. “Parabenizo a todos que resistiram durante essa semana, apresentando ideias, projetos e produtos brilhantes”, celebrou.

Nesta edição, o concurso movimentou o galpão da Sinpete durante os sete dias de evento. Alunos e professores vindos de 18 municípios do estado, oriundos de escolas públicas e privadas, apresentaram seus produtos, pesquisas e práticas inovadoras. No total, foram apresentadas 88 propostas, abrangendo turmas do ensino fundamental até o ensino superior.

O anúncio dos vencedores foi realizado pela professora Patrícia Brandão, diretora de inovação da Sinpete. “O concurso foi um verdadeiro retrato da diversidade e da força da nossa educação e do nosso estado. Uma caminhada que começou meses atrás e que continuará com o laboratório de mentoria para os classificados em primeiro lugar”, salientou.

Os vencedores em primeiro lugar nas categorias de Produto Inovador, nas modalidades Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior, foram sete, entre instituições públicas e privadas, como a ‘Recriatech: robótica sustentável com sucata eletrônica’, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Maria das Graças Oliveira, localizada em Paripueira – AL.

Para as Pesquisas Inovadoras, seis foram selecionadas em primeiro lugar, como a proposta ‘Escola e comunidade promovendo e construindo prática inovadora a partir das oficinas da fibra da bananeira’, da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, do município de Branquinha. Já para as Práticas Educacionais Inovadoras, seis propostas foram selecionadas em primeiro lugar, como a ‘‘Daqui só saio o pó’: Uma prática educacional sobre memória, território e justiça ambiental no Trapiche, Maceió’, na modalidade EJAI.

Ainda receberam uma menção honrosa da Força Aérea Brasileira e do Exército Brasileiro o trabalho ‘Miniestação meteorológica para acompanhamento do clima local’, da Escola Estadual Ana Lins, de São Miguel dos Campos - AL. A Marinha do Brasil direcionou a menção honrosa para os trabalhos ‘Água e saúde em debate: uma prática de educação ambiental na EJAI’, da Escola Municipal Professor Almeida Leite, de Maceió; ‘Tecnologia azul: robô marinho para preservação dos oceanos’, do Colégio Santíssima de Maceió, e ‘Plásticos invisíveis, impactos reais: investigando a contaminação por microplásticos na APA Costa dos Corais em Paripueira-AL’, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria das Graças Oliveira.

As modalidades Comunicação Oral e Pôsteres também foram premiadas. O professor Pedro Valentim, integrante da Comissão Técnico-científica e Organizadora da Sinpete, realizou a entrega das certificações aos vencedores. O primeiro lugar na categoria Pôster foi ‘Produção de cosméticos verdes: uma abordagem a partir da ABP para contribuição da alfabetização científica no ensino médio’. Na categoria Comunicação Oral, o primeiro lugar foi ‘Atividades de descobertas na educação infantil: situações para trabalhar os campos de experiência’.

Futuro da Sinpete

A Sinpete, por meio do Concurso InovaEDU, demonstra ser não apenas um evento, mas um movimento de inovação educacional. O concurso evidencia produtos, mudanças e horizontes que podem ser ampliados para os jovens. Trata-se de projetos que saem do papel, ganham forma nas mãos de alunos e docentes, e se tornam parte de uma cultura de inovação dentro das escolas.

O evento foi uma semana que rendeu um oceano de aprendizagens, encontros e esperança para  o futuro da educação e da ciência em Alagoas. No dia 4 de novembro, o Programa Sinpete lançará a ‘Coleção Sinpete: Ciência na Escola para o Desenvolvimento Sustentável’. Serão 30 livros que refletem o conhecimento produzido por estudantes e professores vencedores do concurso da edição passada.

O lançamento é um convite para continuar acreditando que a ciência, quando nasce na escola, transforma vidas e constrói futuros. E é nisso que a Sinpete acredita.

Realização

Realizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 2022, a Sinpete conta, na edição de 2025, com a correalização do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a organização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), em alinhamento direto com as diretrizes e objetivos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Por sua abrangência e impacto, tem se colocado entre os maiores eventos de divulgação científica de Alagoas. Conta com o apoio de instituições como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações  (MCTI), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), Marinha do Brasil e Exército Brasileiro.

Internamente, a organização envolve cursos técnicos, de graduação e pós da Ufal e do Ifal. Externamente, participam secretarias de Educação das redes estadual e municipal de Alagoas, além de escolas privadas.

Realização

Patrocínio

Organização

Apoio