Nicolinha: astrônoma mirim recebe homenagem no espaço
Asteroide batizado em sua homenagem celebra o talento da jovem cientista, que leva inspiração para outros cientistas mirins
- Atualizado em

O nome de Nicolinha Semião agora brilha também no espaço. Um asteroide localizado no cinturão entre Marte e Júpiter, passou a se chamar 292352 Nicolinha (2006 SU218). Descoberto em 2006 pelo diretor do Instituto de Pesquisa Astronômica (ARI/EUA), Robert Holmes Jr, que decidiu fazer a homenagem, e a nomeação foi confirmada pelo professor Patrick Miller, fundador do IASC/NASA.
Exemplo para crianças e adolescentes em todo o mundo, Nicolinha inspira através de seu talento e dedicação. Ela divulga ciência em palestras e projetos nas redes sociais, e já soma mais de 80 asteroides identificados em projetos de ciência cidadã. Aos 8 anos recebeu reconhecimento internacional como a astrônoma mais jovem do planeta, iniciando uma série de prêmios e homenagens que consolidam sua trajetória no universo científico.
Em junho deste ano, Nicolinha viajou a Londres para receber o Global Child Prodigy Awards 2025, ocupando um lugar entre as 100 crianças prodígios do mundo na categoria “Ciência Espacial e Astronomia”. Além disso, é Embaixadora Mirim do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Embaixadora do Planetário Rubens de Azevedo e palestrante e divulgadora científica no YouTube.
Desde a primeira edição da Semana Sinpete, Nicolinha participa ativamente, inspirando jovens com sua história e conhecimento. Através de palestras, oficinas, bate-papos e troca de experiências, ela mostra com a sua trajetória como o protagonismo infantil pode transformar a ciência e aproximá-la das novas gerações.
A Semana Sinpete é promovida desde 2022 pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e neste ano, com a coexecução do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A organização é da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), em consonância com a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT).
Sua abrangência e impacto têm colocado a Sinpete entre os maiores eventos de divulgação científica de Alagoas. Conta com o apoio de instituições como CNPq, FNDCT, MCTI, Capes, IMA, Fapeal, Seduc-AL, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro. Internamente, a mobilização envolve cursos técnicos, de graduação e pós-graduação da Ufal e Ifal. Externamente, participam as secretarias de educação das redes estadual e municipal, além de escolas privadas.