Mutirão de limpeza marca atividades prévias da Sinpete em Maceió

Iniciativa recolheu 180 quilos de resíduos e reforçou a importância da redução do plástico e do descarte correto

Por Sinara Beserra - Estudante de jornalismo (Ascom/Sinpete)
- Atualizado em
Iniciativa recolheu 180 quilos de resíduos e reforçou a importância da redução do plástico e do descarte correto
Iniciativa recolheu 180 quilos de resíduos e reforçou a importância da redução do plástico e do descarte correto

A 4ª edição da Sinpete segue com as atividades pré-evento, um mutirão de limpeza foi realizado na orla da Pajuçara, em Maceió, no último dia 6. A iniciativa reuniu integrantes da Marinha do Brasil, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), professores e estudantes da Ufal, além de alunos da Escola Estadual Onélia Campelo vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) Júnior.

A atividade educativa foi realizada em alusão à Semana da Pátria promovida pela Marinha do Brasil, e reforçou a importância da redução do uso de plásticos e do descarte adequado de resíduos. Também esteve presente o projeto Nossa Praia, que busca aproximar a comunidade das ações de proteção ao meio ambiente desenvolvidas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). Em parceria com o Sinpete, as iniciativas fortalecem a conscientização sobre a preservação ambiental. Durante o mutirão, foram recolhidos cerca de 180 quilos de resíduos sólidos na praia.

Para Meraldo Rocha, consultor do IMA, a ação é essencial para unir conscientização e prática. ‘É uma satisfação participar dessa ação em um dos atrativos da nossa capital. É muito importante reforçar o cuidado com a natureza e o respeito ao meio ambiente”.

O capitão da Marinha, Rodrigo Garcia, ressaltou que a iniciativa está alinhada às prioridades da Marinha. “A Marinha do Brasil zela pela prevenção da poluição hídrica, que é um dos pilares da nossa atuação no estado. Estamos muito felizes de estar aqui nesse evento”, declarou

A coordenadora do Programa Sinpete, Vera Pontes, destacou o papel da integração entre instituições na formação cidadã. “Para nós, da Universidade Federal de Alagoas, é motivo de muito orgulho poder estar nessa ação, unindo forças para trabalhar a questão ambiental, principalmente nesse período em que precisamos refletir sobre a crise climática”, afirmou. Segundo ela, a participação de estudantes da Ufal e da Escola Estadual Onélia Campelo, integrantes do PIBIC Júnior, reforça o compromisso coletivo com a educação ambiental no estado.

Com o apoio das instituições parceiras, a Sinpete reafirma o compromisso coletivo de cuidado e preservação do meio ambiente. Acompanhe pelo site e pelas redes @sinpeteoficial, a programação e as novidades do maior evento científico de Alagoas.

A Sinpete 2025 integra a programação local da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (22ª SNCT), que neste ano traz como tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. Realizada desde 2022 pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Semana Sinpete conta, em 2025, com a coexecução do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a organização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), em alinhamento direto com as diretrizes e objetivos da SNCT.

Sua abrangência e impacto têm colocado a Sinpete entre os maiores eventos de divulgação científica de Alagoas. Conta com o apoio de instituições como CNPq, FNDCT, MCTI, Capes, IMA, Fapeal, Seduc-AL, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro. Internamente, a mobilização envolve cursos técnicos, de graduação e pós-graduação da Ufal e Ifal. Externamente, participam as secretarias de Educação das redes estadual e municipal, além de escolas privadas.

Realização

Patrocínio

Organização

Apoio