LabMent Sinpete inicia mentoria com vencedores do InovaEdu 2025

Encontro reuniu professores premiados com o objetivo de transformar projetos escolares em livros e artigos científicos

Por Sinara Beserra - Ascom Sinpete
- Atualizado em
Encontro reuniu professores premiados com o objetivo de transformar projetos escolares em livros e artigos científicos
Encontro reuniu professores premiados com o objetivo de transformar projetos escolares em livros e artigos científicos

O programa Sinpete da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizou o primeiro encontro entre a coordenação do Laboratório de Mentoria (LabMent) e os professores orientadores. A reunião, realizada na última quarta-feira (19), marcou o início dos trabalhos do programa, reunindo os educadores vencedores do Concurso InovaEdu 2025 para alinhamento e planejamento do ciclo de monitoria 2025-2026.

A mentoria será destinada às equipes vencedoras de todas as categorias da Sinpete 2025. Ao longo do ciclo de três meses, os professores mentores apoiarão o aprimoramento das Pesquisas e Práticas Educacionais, que integrarão a Coleção Sinpete – Ciência na Escola para o Desenvolvimento Sustentável em sua 4ª edição. O programa também auxiliará na produção de artigos a serem publicados em uma edição especial da Revista OPTIE.

Esse processo é etapa obrigatória para a continuidade das atividades no período pós-evento. Para as equipes premiadas na categoria Produto Inovador, é realizada uma Mentoria Técnica com foco na redação do Relatório de Patente de Invenção, que será submetido ao órgão competente de proteção da propriedade intelectual. O acompanhamento dessa etapa é promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Ufal, incluindo orientação quanto ao depósito do pedido no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

O professor Jarmison Odilon, da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, em Branquinha, destaca que participar do LabMent é uma oportunidade única. “A expectativa que temos para a escrita do livro é alta. É uma grande satisfação trazer a nossa realidade, da escola e da comunidade, para ser conhecida pela população alagoana”, afirma.

Para ele, o avanço do projeto é resultado direto da união entre famílias, comunidade e escola. “Através da colaboração de todos foi possível chegar até aqui com o nosso projeto”, destacou.

A professora Carolina Rangel, da Escola Estadual Tavares Bastos, também ressalta a importância da iniciativa para a produção científica e educacional do estado. “É um trabalho que faz muita diferença na vida dos estudantes, graças à visibilidade que o programa traz para os projetos”, disse.

O ciclo de mentoria do LabMent começa já em 2025 e seguirá com encontros periódicos até fevereiro de 2026. As obras produzidas ao longo do processo serão publicadas durante a Semana Sinpete 2026, reunindo todas as equipes em uma celebração da inovação e da ciência produzida na educação básica.

Para mais informações, acesse @sinpeteoficial e https://evento.ufal.br/sinpete-2025 .

Realização

Patrocínio

Organização

Apoio