Inovação na educação ganha destaque nos últimos dias da Sinpete 2025

Projetos e oficinas mostraram como criatividade, tecnologia e novas metodologias podem transformar o aprendizado

Por Sinara Beserra - Estudante de jornalismo (Ascom/Sinpete)
- Atualizado em
Projetos e oficinas mostraram como criatividade, tecnologia e novas metodologias podem transformar o aprendizado
Projetos e oficinas mostraram como criatividade, tecnologia e novas metodologias podem transformar o aprendizado

O penúltimo dia da Sinpete 2025 foi marcado pela celebração da criatividade e pelo fomento à ciência. Entre oficinas, palestras e apresentações, o evento mostrou, nesta quarta-feira (22), que a curiosidade e a vontade de aprender continuam movendo novas descobertas. Com arenas temáticas que inspiram, o dia foi dedicado ao aprendizado e ao compartilhamento de saberes científicos, tecnológicos e culturais.

Parceiro da Sinpete em atividades prévias, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) promoveu a oficina “Raízes do Mar: Cultura oceânica e a vegetação de restinga”. A atividade propôs reflexões sobre a importância da preservação ambiental, especialmente dos oceanos e da vegetação costeira, fundamentais para o equilíbrio da vida marinha. O projeto “Karaokê como estratégia de aprendizagem no ensino da língua inglesa” levou música e aprendizado ao palco da Arena Cultural. A iniciativa incentiva o estudo do inglês de forma lúdica, por meio do canto. Com as letras das músicas, os alunos exploram tradução, rima, ritmo, entonação e pronúncia.

A proposta dialoga diretamente com os objetivos da Sinpete, ao incentivar a inovação na educação e mostrar como diferentes abordagens podem contribuir para o desenvolvimento dos estudantes. Com o karaokê como ferramenta, os alunos ampliam o repertório cultural e linguístico por meio da música.

A secretaria municipal de Educação de Maceió (Semed) apresentou uma palestra com integrantes do Núcleo de Inovação e Cultura Empreendedora (NICE). Com sala cheia, o público conheceu as ações de formação realizadas pelo projeto, que tem um olhar atento às necessidades da população do município. O NICE busca incentivar o pensamento estratégico, criativo e autônomo, preparando os alunos para os desafios do mundo do trabalho e para oportunidades concretas de transformação social e profissional.

A Sinpete 2025 já se consolida como um sucesso. Em sua 4ª edição, o tema norteador “Oceano, Ciência e Sociedade: educação para um mundo sustentável e inclusivo” promoveu uma semana repleta de atividades que estimularam o pensamento inovador e o compromisso com a educação transformadora. Outras novidades e a programação completa da Sinpete, podem ser acessadas nos canais oficiais do evento – site e redes sociais.

Realização

Realizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 2022, a Sinpete conta, na edição de 2025, com a correalização do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a organização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), em alinhamento direto com as diretrizes e objetivos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Por sua abrangência e impacto, tem se colocado entre os maiores eventos de divulgação científica de Alagoas. Conta com o apoio de instituições como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), Marinha do Brasil e Exército Brasileiro.

Internamente, a organização envolve cursos técnicos, de graduação e pós da Ufal e do Ifal. Externamente, participam secretarias de Educação das redes estadual e municipal de Alagoas, além de escolas privadas.

Realização

Patrocínio

Organização

Apoio