Criatividade e inclusão marcam o terceiro dia da Sinpete 2025

Com oficinas lúdicas, ações inclusivas e experiências voltadas para crianças, o evento mostrou que o conhecimento pode ser divertido e acessível.

Por Sinara Beserra - Estudante de jornalismo (Ascom/Sinpete)
- Atualizado em
Com oficinas lúdicas, ações inclusivas e experiências voltadas para crianças, o evento mostrou que o conhecimento pode ser divertido e acessível.
Com oficinas lúdicas, ações inclusivas e experiências voltadas para crianças, o evento mostrou que o conhecimento pode ser divertido e acessível.

No último sábado (18), foi o terceiro dia da Sinpete 2025, marcado por uma manhã de intensa programação e celebração da criatividade. O público acompanhou apresentações de trabalhos, oficinas e palestras que reforçaram o papel do evento como uma ponte entre o universo da ciência e a vivência da comunidade, promovendo o aprendizado sobre sustentabilidade de forma acessível e interativa.

A programação começou com uma ação de acessibilidade conduzida pela equipe coordenada por Elizama Gueiros. O grupo atuou na entrada do campus A.C. Simões, oferecendo suporte a pessoas com deficiência e garantindo que todos pudessem participar das atividades com autonomia. “Estamos com uma equipe de recepção e também dentro do galpão, para que todos possam aproveitar o evento”, explicou Elizama.

Entre as atividades, alunos e visitantes participaram da oficina de sabão ecológico, aprendendo na prática sobre consciência ambiental e os processos químicos envolvidos na produção. As crianças também tiveram espaço garantido na Arena Kids, onde a oficina de argila movimentou o público com uma proposta lúdica que estimula a criatividade e o desenvolvimento integral.

A manhã também contou com a presença da divulgadora científica e astronauta análoga, Larissa Paiva, conhecida como Larittrix. Ela conduziu uma oficina prática e imersiva que apresentou conceitos básicos de astronomia de forma visual e pedagógica, despertando nas crianças o interesse pelo universo e pelos estudos espaciais.

Larittrix continuará participando da Sinpete nos próximos dias, com novas oficinas e palestras abertas a diferentes públicos. A programação completa pode ser conferida nos canais oficiais do evento, incluindo o  site e as redes sociais.

 

Mais sobre a Sinpete

 

Realizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 2022, a Sinpete conta, na edição de 2025, com a correalização do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a organização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), em alinhamento direto com as diretrizes e objetivos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Por sua abrangência e impacto, tem se colocado entre os maiores eventos de divulgação científica de Alagoas. Conta com o apoio de instituições como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações  (MCTI), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), Marinha do Brasil e Exército Brasileiro.

Internamente, a organização envolve cursos técnicos, de graduação e pós da Ufal e do Ifal. Externamente, participam secretarias de Educação das redes estadual e municipal de Alagoas, além de escolas privadas.

Realização

Patrocínio

Organização

Apoio