Coleção Sinpete é lançada na Bienal Internacional do Livro de Alagoas

O lançamento marca o reconhecimento do protagonismo de estudantes e professores alagoanos na produção de conhecimento.

Por Sinara Beserra - Estudante de jornalismo (Ascom Sinpete)
- Atualizado em
O lançamento marca o reconhecimento do protagonismo de estudantes e professores alagoanos na produção de conhecimento
O lançamento marca o reconhecimento do protagonismo de estudantes e professores alagoanos na produção de conhecimento

A Bienal Internacional do Livro de Alagoas foi palco, nesta terça-feira (4), do lançamento das Séries 1 e 2 da Coleção Sinpete – Ciência na Escola para o Desenvolvimento Sustentável. Ao todo, vinte livros reunindo mais de 100 autores entre alunos e professores da educação básica de Alagoas foram apresentados ao público. As obras refletem o avanço da pesquisa e da inovação científica dentro das escolas do estado.

O lançamento foi marcado por celebração e reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da educação inovadora. A cerimônia reuniu alunos, professores, apoiadores, familiares e amigos em uma manhã inspiradora. A Coleção Sinpete 2024 é composta por trinta volumes distribuídos em três séries temáticas: a Série 1, Educação, inclusão e inovação didática, a Série 2, Sustentabilidade, reutilização e produtos naturais e a Série 3, Tecnologia Sustentável e Inovação Aplicada

Segundo a coordenadora do Laboratório de Mentoria da Sinpete, professora Maria Ester de Sá, o programa oferece um espaço inovador e essencial. “Através dessa coleção, nossos estudantes podem criar, inovar e mudar o mundo a partir de suas realidades. Os mentores também são agentes nesse processo, onde todos aprendem e ensinam. Essa é a essência da escola que faz ciência e da universidade que acredita na extensão transformadora”, afirmou. Para ela, ver os livros ganharem as prateleiras da Bienal “é a concretização de um legado educativo e histórico”.

Mesa de honra 

A mesa de honra contou com representantes da Sinpete, do Laboratório de Mentoria (LabMent) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), parceiros na construção da coleção.

A professora Regina Ferreira, da Coordenação de Desenvolvimento Pedagógico (CDP/Prograd), e o professor Walter Matias, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propep), destacaram a importância da coleção. Para Matias, “essa produção representa para muitos professores a defesa da educação pública. A coleção mostra que a ciência não é exclusiva de doutores, mas nasce na infância, dentro da escola”.

O diretor da Edufal e coordenador da Bienal, professor Eraldo Ferraz, reforçou a parceria da editora na publicação das obras, “foi emocionante ver alunos da educação básica apresentando suas ideias, hipóteses e metodologias durante a Sinpete. Todo esse trabalho é essencial para a nossa educação, e a Edufal acredita nessa equipe, pois sabemos que a Sinpete é fruto de um trabalho feito por todos”.

Como representante dos mentores do Programa Sinpete e LabMent, o professor Dr. Luis Guillermo Martínez enfatizou o papel dos mentores na jornada da escrita científica da coleção, ao incentivar o nascimento do sonho de muitos jovens por meio do programa, “o mentor teve o papel de gerar confiança e oferecer apoio teórico aos estudantes e professores, ajudando-os a verificar a originalidade das ideias e estruturar a divulgação dos projetos que hoje se transformam em livros”, disse.

Experiência dos participantes 

Cada participante teve seu empenho reconhecido com o lançamento das obras. Para a professora Carolina Rangel, da Escola Estadual Tavares Bastos, o programa abriu novos caminhos, “é o reconhecimento do trabalho produzido na educação básica e que não pode ser esquecido. Os apoiadores mostram aos meninos e meninas que há um espaço na universidade que também lhes pertence”.

Representando os autores, a estudante Eduarda Cavalcante, da Escola Estadual Graciliano Ramos, de Palmeira dos Índios, expressou gratidão: “O programa acreditou em nosso potencial ao criar um espaço onde ideias se transformam em palavras e palavras em livros. Essa jornada nos aproximou do conhecimento científico e simboliza um marco em nossas trajetórias”. 

Para ela, o resultado alcançado amplia o alcance das vozes e da educação pública. “Aqui os estudantes se descobrem agentes de mudança, ter nossos nomes nos livros é motivo de orgulho e inspiração”, conclui.

Já a estudante Alícia Vitória, da escola Sesi/Senai do Benedito Bentes, autora do livro Gess Eco – Utilização sustentável da casca do ovo na produção de gesso, resumiu o sentimento, “ver o livro pronto é gratificante. Todo o processo foi um aprendizado e me sinto realizada com essa conquista”.

Lançamento Série 3

A programação da Sinpete na Bienal continua na próxima sexta-feira (7), com o lançamento da Série 3 – Tecnologia Sustentável e Inovação Aplicada, composta por mais dez volumes. A coleção celebra o trabalho conjunto de estudantes e professores que transformam ideias em ciência.

O lançamento da Coleção Sinpete é uma realização do Programa Sinpete, do Laboratório de Mentoria (LabMent) e da Ufal, com apoio financeiro da Fapeal, Proext-PG, Capes, CNPq, POP Ciência e dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Realização

Patrocínio

Organização

Apoio