Arenas Temáticas da Sinpete 2025 vão aproximar o público da prática científica
Espaços de divulgação científica contam com exposições, mostras, atividades culturais, oficinas, jogos e experimentos
- Atualizado em

O grande evento sobre ciência chegou! A Sinpete 2025 tem início nesta quinta-feira (16), no Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió. E as Arenas Temáticas são algumas das atrações onde o público poderá explorar diversas atividades e vivências interativas. Nesses espaços de divulgação científica, que conectam diferentes áreas do conhecimento para proporcionar experiências únicas, serão explorados temas sobre ciência e tecnologia por meio de exposições, mostras, atividades culturais, oficinas, jogos e experimentos. Presentes em todos os dias da Sinpete, as Arenas se destacam pelo formato dinâmico e participativo que aproxima o público da prática científica.
Ficou interessado? Então, anota as arenas que poderão ser visitadas: Arena Kids, Ciências Biológicas e da Saúde, Odontologia, Nutrição, Ciências Atmosféricas, Química e Biotecnologia, Física, Matemática, Engenharias e Educação. A programação contará com a participação de professores, estudantes e pesquisadores da Ufal e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além de representantes das Forças Armadas, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Conselho Regional de Química e da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed).
Além de um espaço de exposição, a Sinpete se propõe a criar encontros entre o saber e a vivência, transformando conceitos científicos e tecnológicos em experiências acessíveis e inspiradoras. As Arenas Temáticas reforçam esse propósito, aproximando ciência, tecnologia e a sociedade.
A programação completa e outras informações sobre a Sinpete podem ser acessadas nas redes sociais e no site do evento.
Realização
Em sua 4ª edição, a Sinpete se consolida como o maior evento científico de Alagoas, integrando a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Voltada a estudantes e professores da Educação Básica, a iniciativa busca popularizar a ciência, a tecnologia e a inovação (CT&I), estimular a iniciação científica e fortalecer a relação entre universidade, escola e sociedade.
Com o tema “Oceano, Ciência e Sociedade: educação para um mundo sustentável e inclusivo”, a Sinpete promoverá debates sobre temas atuais de educação, ciência e tecnologia. Durante toda a semana, reunirá estudantes, professores e pesquisadores em uma programação diversificada.
Realizada desde 2022 pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Sinpete conta, em 2025, com a correalização do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a organização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), em alinhamento direto com as diretrizes e objetivos da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que também acontece de 21 a 26 deste mês.
Por sua abrangência e impacto, a Sinpete tem se colocado entre os maiores eventos de divulgação científica de Alagoas. Conta com o apoio de instituições como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), Marinha do Brasil e Exército Brasileiro.
Internamente, a organização envolve cursos técnicos, de graduação e pós da Ufal e do Ifal. Externamente, participam secretarias de Educação das redes estadual e municipal de Alagoas, além de escolas privadas.