Arena Kids da Sinpete traz ciência e sustentabilidade para crianças
Oficinas e jogos educativos vão unir diversão, sustentabilidade e aprendizado na programação infantil do evento
- Atualizado em

A edição 2025 da Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) garante dias de muita atividade para todos os públicos, por meio de oficinas, palestras, visitas guiadas e exposições científicas.
Seguindo o sucesso da edição anterior, o evento conta também com uma programação especial para o público infantil: a Arena Kids, que propõe uma experiência científica e educativa para as crianças participantes. As atividades acontecerão de 16 a 23 de outubro, com turnos pela manhã (das 8h às 11h30) e à tarde (das 13h às 17h). Cada oficina terá uma duração aproximada de 40 minutos.
O espaço lúdico-pedagógico foi pensado especialmente para crianças da educação infantil. Nele, serão realizadas atividades interativas que unem diversão, criatividade e aprendizagem. O objetivo é estimular o desenvolvimento integral das crianças – cognitivo, motor, afetivo e social – ao mesmo tempo em que são promovidos valores de sustentabilidade, cultura oceânica e cidadania global, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Uma ótima oportunidade para aprender ciência brincando
Poderão participar da Arena Kids crianças de 2 a 6 anos de idade, visitantes e oriundas de escolas públicas e privadas, ONGs, associações e outras instituições de educação infantil, desde que estejam inscritas ou vinculadas ao evento. A participação não se trata apenas de visitantes individuais, mas também de grupos organizados vindos das instituições.
A programação está completa, com atividades nos turnos da manhã e da tarde durante todos os dias do evento. As crianças poderão participar de oficinas e jogos com foco em sustentabilidade e cultura oceânica, entre eles pintura facial, produção de slime, construção com materiais recicláveis, pintura com tintas naturais, personalização de sacolas ecológicas e oficinas de física experimental e de tangram.
Cada atividade foi pensada para unir a alegria das brincadeiras com os aprendizados que fazem diferença no futuro, alinhados às ODS 12 e 13, que tratam do consumo responsável e da ação contra as mudanças climáticas. De forma leve e criativa, as crianças aprenderão brincando sobre a importância de cuidar do planeta.
Para Raquel Alves Sobrinho, coordenadora da equipe da Arena Kids, a presença desse espaço em um evento de grande porte como a Sinpete é essencial. “Garante o acolhimento e a participação das crianças no evento, permitindo que elas vivenciem experiências educativas e prazerosas, além de apoiar as famílias e as escolas, criando um ambiente seguro e planejado para os pequenos”.
Ela complementa dizendo que a Arena Kids valoriza a educação e a sustentabilidade, mostrando que até eventos de grande porte podem estimular, desde cedo, a consciência ambiental, a cidadania e a cultura de paz.
Vale destacar ainda que os pais ou responsáveis devem acompanhar as crianças durante a permanência na Arena Kids e nas oficinas. Os colaboradores do evento farão a mediação das atividades e garantirão a segurança, mas não serão responsáveis pela guarda integral dos participantes.
A programação completa e as novidades da Sinpete 2025 estão disponíveis no site oficial e nas redes sociais @sinpeteoficial.
Mais sobre a Sinpete
Realizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 2022, a Sinpete conta, na edição de 2025, com a correalização do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a organização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), em alinhamento direto com as diretrizes e objetivos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
Por sua abrangência e impacto, tem se colocado entre os maiores eventos de divulgação científica de Alagoas. Conta com o apoio de instituições como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), Marinha do Brasil e Exército Brasileiro.
Internamente, a organização envolve cursos técnicos, de graduação e pós da Ufal e do Ifal. Externamente, participam secretarias de Educação das redes estadual e municipal de Alagoas, além de escolas privadas.