Palestrantes

Josealdo Tonholo

Josealdo Tonholo

Reitor da Universidade Federal de Alagoas. Possui mestrado e doutorado em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos (1991 e 1997), ambos da Universidade de São Paulo. Possui experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: degradação de petróleo e derivados, anodo dimensionamento estável, desprendimento de hidrogênio e produção de cloro e soda, corrosão, polímeros condutores e materiais odontológicos. Na área de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação é ativo em Empreendedorismo Inovador, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas.


Alana Priscila Lima de Oliveira

Alana Priscila Lima de Oliveira

Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino - RENOEN/UFAL. Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2013) e licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (2004) com especialização em Psicopedagogia Institucional (2007). Atuou como Gestora Adjunta na Escola Estadual Ana Lins. Tem experiência na área de Educação, atuando nas áreas relativas ao Ensino de Ciências Naturais, Ensino de Biologia, Educação Ambiental e Educação Profissional (PRONATEC) onde atuou como Supervisora do Eixo Ambiente e Saúde da Unidade Remota Escola Estadual Misael Gonçalves Ferreira (Barra de São Miguel). Atualmente atua como Técnica na 2ª Gerência Regional de Educação.


Anna Karoline Azevedo Farias

Anna Karoline Azevedo Farias

Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Mestre em Ciências Biólogicas na área da Biodiversidade (Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos PPG-DIBICT) pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente aluna de doutorado no PPG-DIBICT pela Universidade Federal de Alagoas. Colaboradora dos Laboratórios de Carcinologia (LACAR) do LABMAR (Laboratórios Integrados de Ciências do Mar e Naturais/UFAL) e do Lacos 21 (Laboratório de Conservação no Século XXI). Atua na divulgação científica para a comunicação externa do Lacos 21 nas redes sociais e em especial para o público infantil, com material didático e áudiovisual diversos; e atua também em pesquisas nos seguintes temas: conservação/ecologia da biodiversidade, macroecologia, lacunas do conhecimento, culturomica, entre outros.


Carloney Alves de Oliveira

Carloney Alves de Oliveira

Pós-Doutor em Educação (UFS), Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas e do Doutorado em Ensino em Rede (RENOEN). Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.


Danilo Luiz Marques

Danilo Luiz Marques

Possui Graduação em História pela UFAL (2008), Mestrado (2013) e Doutorado (2018) em História Social pela PUC-SP, com período de estágio sanduíche na Michigan State University (2017). Tem se dedicado a pesquisar temas tais como História do Brasil no século XIX, Resistência Escrava, Gênero e Escravidão, e História e Historiografia Alagoana. Atua na formação de professores com a temática étnico-racial e foi professor efetivo de História da Rede Pública Estadual de Educação de São Paulo. Coordenou o Curso de Especialização em História da África: educação, cultura e relações internacionais do Centro Universitário Assunção (UNIFAI), onde ministrou as disciplinas Ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira, História do Negro no Brasil e Antropologia Cultural. Foi professor efetivo de História no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) campus Santana do Ipanema. Atualmente, é professor na Universidade Federal de Alagoas, campus A.C. Simões. Membro do corpo docente do PPGH-UFAL. Coordenador Geral do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da UFAL.


Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim

Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim

Possui graduação em Engenharia Civil pela UFAL (2005), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP (2007) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP (2009). Atualmente é professor Associado III dos cursos de Engenharias e pesquisador do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Responsável pelas disciplinas de Avaliação de Impacto Ambiental, Análise de Risco e Tratamento de Efluentes. É professor do programas de pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento e do programa de pós-graduação de Engenharia Química do Centro de Tecnologia da UFAL. Atualmente é coordenador do programa de pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento (PPGRHS/UFAL). É membro do grupo de trabalho saneamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Tem experiência na área de Engenharia Hidráulica e Saneamento, com ênfase em Tratamento de Águas Residuárias, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, tratamento anaeróbio de águas residuárias contendo compostos tóxicos (fenol), reator de anaeróbio de leito fluidificado, produção biológica de hidrogênio a partir de águas residuárias, produção de bionergia, fossas agroecológicas e círculos de bananeiras.


Elian Sandra Alves de Araújo

Elian Sandra Alves de Araújo

Doutoranda em Educação (PPGE/UFAL). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFAL (2013). Especialista MBA em Gestão Ambiental com Ênfase em Auditoria (UCB/RJ, 2010). Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Biologia pela UNEB (2007). Atualmente é Professora Assistente na UFRPE, vinculada ao Departamento de Educação. Atua nas áreas de: Formação de Professores, Metodologias do Ensino de Ciências e Biologia, História e Filosofia das Ciências. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Ensino de Ciências - GPFPEC/UFAL. Tem experiência em docência de Ciências Naturais nas diversas modalidades do Ensino Fundamental nas redes municipais de Delmiro Gouveia (AL) e Paulo Afonso (BA) e no ensino superior (UNEAL).


Eliana Silva de Almeida.

Eliana Silva de Almeida.

Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui graduação em Engenharia Civil pela UFAL (1986), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Lotada na Faculdade de Medicina da UFAL (FAMED), é pesquisadora do Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica (LaCCAN/UFAL) e do Instituto de Habilidades Multidisciplinar em Microbiota Intestinal (InHaMMI/FAMED). É associada da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da SBPC. Atua na área de Ciência da Computação com interesse no estudo e análise de imagens médicas, bem como na área de Ciência dos Dados. Também se dedica a atividades extensionistas com foco na capacitação em pensamento computacional e apoio a atividades que impulsionem as meninas para a área de TI. Após quatro anos na coordenação de inovação e empreendedorismo da UFAL e seu ingresso como docente no mestrado PROFNIT/UFAL, também atua na área de gestão da inovação e da propriedade intelectual para transferência de tecnologia.


Eliane Aparecida Holanda Cavalcanti

Eliane Aparecida Holanda Cavalcanti

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas (2001), mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Alagoas, e Vice reitora da UFAL. Tem experiência na área de Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade e macrozooplâncton. Também na área de Saúde pública: parasitologia humana. Coordena a Unidade de Testagens no enfrentamento ao Sars-Cov2 em Arapiraca/AL.


Elisangela Leal de Oliveira Mercado

Elisangela Leal de Oliveira Mercado

Professora Adjunta II da Universidade Federal de Alagoas. Graduada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia em Educação Especial. Mestre em Linguística e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Formação em Tutoria Virtual pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Concluiu o Curso de Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar (CAAEAHD /UFMS). Leciona na graduação presencial e na modalidade a distância da UFAL e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAL) e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/UNESP). Pesquisadora do Observatório Estadual de Educação Especial (OEEESP) e vice coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (NEEDI). Membro da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) e da Rede Estadual da Primeira Infância (REPI/Alagoas). Integra o Pacto Estadual Pela Primeira Infância em Alagoas e Comissão de Alinhamento do Plano Municipal pela Primeira Infancia em Maceió.


Elton Casado Fireman

Elton Casado Fireman

Graduação em Física-Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, e Doutorado em Ensino (Rede RENOEN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências para os Anos Iniciais, pautados na Alfabetização Científica e no Ensino por Investigação, e na Formação de Professores para o Ensino de Ciências.


Emerson Carlos Soares e Silva

Emerson Carlos Soares e Silva

Graduado em Engenharia de Pesca (UFRPE, 2000). Especialização em gestão pesqueira (2004). Mestre em Biologia de Água Doce e Pesca Interior (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, 2002). Doutor em Biotecnologia (UFAM, 2005) e Pos-Doctor no Instituto Oceanografico de Vigo -Espanha na área de reprodução e larvicultura de peixes marinhos (2011).Trabalhou no IBAMA e no projeto ProVárzea/IBAMA. Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Alagoas. Professor do Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Qualidade de água e Ecotoxicologia Aquática, Piscicultura ambiental, Cultivos multitróficos (policultivo e cultivo consorciado), toxicologia em peixes e impactos ambientais na água. Finalista do Prêmio Espírito Público na área de Meio Ambiente (2019). Atua também nos projetos de ecotoxicidade com pesticidas e seus efeitos nos peixes. Foi coordenador da forca-tarefa de pesquisa do Óleo em Alagoas e também coordenador do programa de Expedições Científicas do Rio São Francisco.


Gonzalo Abio

Gonzalo Abio

Doutor em Linguística Aplicada (UFMG, 2019). Mestre em Estudos da Linguagem (UEL, 2003). Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Havana (1986). Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Possui experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de espanhol, EaD e formação de professores de línguas. Seus interesses atuais de pesquisa incluem: avaliação e produção de material didático, multimodalidade, pedagogia de multiletramentos, uso educacional de infográficos e uso das TDICE no ensino de línguas e na formação de professores.


Hilda Helena Sovierzoski

Hilda Helena Sovierzoski

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1985), com Mestrado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (1991) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2000). Professora Adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Zoologia de Invertebrados, atuando também na pesquisa de comunidades macrobentônicas, Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Ensino de Biologia e Formação de Professores. Participa do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), como docente permanente e orientadora. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Ciências e Matemática em rede (RENOEN), como colaboradora e orientadora.


Jenner Barretto Bastos Filho

Jenner Barretto Bastos Filho

Tem Bacharelado em Física pela UFBA (1971), Mestrado em Física pela Unicamp (1975), Doutorado em Física pela Escola Politécnica Federal de Zürich (1982) e um estágio Pós-doutoral na Universidade de Bari (1993). Professor Titular do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência nas áreas de Física Geral, Fundamentos da Física Quântica, Ensino de Física, História e Filosofia da Ciência, Educação Ambiental e Teorias do Desenvolvimento. Foi Membro do Comitê de Ética em Pesquisa e Bioética da UFAL. Membro do Corpo Editorial do 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física', de 'Investigações em Ensino de Ciências', da 'Revista Iberoamericana de Ciências Ambientais' e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFAL). Publicou os livros 'O que é uma Teoria Científica?' (1a. ed. 1998; 2a. ed. 1999) e 'Reducionismo: Uma Abordagem Epistemológica' (2005), ambos pela EDUFAL. Organizou em colaboração com colegas outros dois livros. Ministrou de 1997 a 2007 a disciplina 'Lógica e Crítica da Investigação Científica' no PRODEMA/UFAL. Tem capítulos escritos em livros publicados no Brasil, Itália, Estados Unidos, Canadá e Holanda.


Juliana Roberta Theodoro de Lima

Juliana Roberta Theodoro de Lima

Possui graduação em Bacharelado em Matemática (IBILCE/Unesp, 2005). Mestrado em Matemática (ICMC/USP, 2010) e Doutorado em Matemática (ICMC/USP, 2014) com período sanduíche em UBC-University of British Columbia, Vancouver, Canadá. Pós-Doutorado pela USP (2015) e Pós-Doutorado (Université du Quebec à Montreal, e University of Manitoba, em 2016). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Topologia Algébrica. Possui projetos de extensão de incentivo às mulheres nas ciências exatas, divulgação de ciência 100% feita por mulheres e projetos futuros em construção para o incentivo aos presidiários estudarem ciências exatas dentro do sistema prisional de Alagoas. Atualmente, é professora adjunta do Instituto de Matemática da UFAL


Luis Paulo Leopoldo Mercado

Luis Paulo Leopoldo Mercado

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Educação Física e Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), licenciado em Ciências Biológicas (UFSM, 1989). Tem experiência na
área de Educação a Distância Online e Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação continuada de professores, educação a distância, Integridade na Pesquisa, Ética e Inteligência Artificial,
Tecnologias da Informação e Comunicação.


Luiz Fernando Gomes

Luiz Fernando Gomes

Possui Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas em Linguística Aplicada (2015), doutorado pela Unicamp, na mesma área (2007), Mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e é formado em Letras pela Universidade de Sorocaba. Atua na graduação na FALE e na pós graduação no Programa de Mestrado Profissional PROFLETRAS. Pesquisa os seguintes temas: hipertexto e multimodalidade, relações verbal- não verbal; questões relativas às ilustrações em livros didáticos e literários, leitura e escrita em dispositivos e ambientes digitais; linguagem e tecnologia no ensino presencial e a distância e multiletramentos.


Maria Danielle Araújo Mota

Maria Danielle Araújo Mota

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, eixo Ensino de Ciências. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Itapipoca. Especialista em Desenvolvimento, Espaço e Meio Ambiente pela Faculdade ATENEU e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará. Membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação e Ciências. Atua na graduação e na pós graduação. Se interessa na área de Formação de Professores de Ciências e Biologia, Ensino por Investigação e Práticas Pedagógicas e Ensino.


Maria Dolores Fortes Alves

Maria Dolores Fortes Alves

Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP, 2013) com sanduich pela Universidade de Barcelona (2012); Mestre em Educação (PUCSP, 2008); Mestre em Psicopedagogia e Pedagoga - UNISA; Especialista em Educação em Valores Humanos-Fundação Petrópolis; Especialista em Distúrbios de Aprendizagem pela Universidade de Buenos Aires- UBA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Pedagógica de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Psicopedagogia, formação de professores, Tecnologia Assistiva, Inclusão e Ecoformação, novos Paradigmas, Complexidade, Transdisciplinaridade e Pensamento Ecossistêmico. Membro da equipe de formadores da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) pelo Programa de Formação Continuada de Professores (PROFORD) na área de Educação Inclusiva; Pesquisadora RIES (Rede Internacional Ecologia dos Saberes), RIEC (Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC- Espanha), ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - CNPq) e ADESTE (A Adversidade Esconde um Tesouro - Universidade de Barcelona); líder do Grupo GP-PAII (Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras).


Marilia Alves Grugiki

Marilia Alves Grugiki

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e doutorado em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2018). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área Conservação de Recursos Naturais, Silvicultura, Extensão Rural e Educação Ambiental.


Natércia de Andrade Lopes Neta

Natércia de Andrade Lopes Neta

Licenciada em Matemática (2004) e Especialista em Gestão Escolar pela UFAL (2007) e em Psicanálise (2022), Mestra em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE (2013) e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra - UFPE (2017). Psicanalista em formação pela ABRAPSI. Coordenadora do Núcleo de Avaliação e Pesquisa na SEMED, Coordenadora e Professora do Curso de Matemática na UNEAL e, articulista da Rede de Comunicação Popular de Alagoas. Pesquisa sobre formação docente e violência em suas diversas classificações, dentro da área de Educação Matemática e Psicologia Social, com ênfase na Teoria das Representações Sociais.


Nicole Oliveira (Nicolinha)

Nicole Oliveira (Nicolinha)

Nicole Oliveira (Nicolinha) tem apenas 9 anos, mas é a “astrônoma mais nova do mundo” e recebeu certificado de honra ao mérito da Nasa, pela detecção de 35 asteroides, além do selo de qualidade de conteúdo da Sociedade Brasileira de Astronomia. Ela é tricampeã da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a pessoa mais jovem a integrar a International Astronomical Search Collaboration (IASC), programa da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa). Aguarda a avaliação para saber se seus asteroides descobertos por ela são inéditos. Nicole fundou durante a pandemia, com ajuda dos pais, o clube de ciência Nicolinha&Kids e tem um canal em Youtube e Instagram dedicado ao tema da Astronomia. Nicolinha recebeu em agosto de 2022, em Dubai, o prêmio Global Child Prodigy Awards 2022, como uma das 100 crianças prodígios do mundo, sendo a primeira na categoria Astronomia Mundial.


Rose Ferreira

Rose Ferreira

Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas, especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Alagoas, e mestre em Educação Multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Feup), com pesquisa na área de divulgação científica. Trabalha na Assessoria de Comunicação da Ufal desde 2008 e, atualmente, gerencia o Núcleo de Redes Sociais da Ufal.


Sílvia Beatriz Beger Uchôa

Sílvia Beatriz Beger Uchôa

Coordenadora do Programa de Inovação Tecnologica e Empreendedorismo da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da UFAL . Diretora Técnica do FORTEC Bieênio 2021-2022. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (1984); mestrado em Arquitetura e Planejamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1989) e Doutorado em Química e Biotecnologia - Área de concentração Fisico-Quimica, pelo Instituto de Quimica e Biotecnologia (IQB) da UFAL (2007) e período Doutorado-Sanduiche na West Virginia University. Atua como professora no mestrado PROFNIT/UFAL, lotada no IQB e Vice Coordenadora Nacional da disciplina Prospecção Tecnológica. Foi coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica e de Programas Especiais da PROPEP/UFAL. Tem experiência nas áreas de Propriedade Intelectual e Inovação, Construção Civil e em Eletroquímica, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção e Ensaios de Corrosão e Durabilidade.


Walter Matias Lima

Walter Matias Lima

Graduado em Filosofia pela UFPE (1988). Mestrado em Filosofia pela UPE (1995) e Doutorado em Educação (Filosofia e Educação) pela Unicamp (2003). Fez Estágio Pós-Doutorado na Université Rennes II: Centre de recherche sur léducation, les apprentissages et la didactique (CREAD). Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, no Centro de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de filosofia, filosofia francesa contemporânea, culturas e corpo, e formação docente. Professor nos seguintes programas de Pós-Graduação: PPGE/UFAL; PPGAU/UFAL e PROFIL, Núcleo UFPE. Coordenador Geral das Pós-Graduações: CPG/PROPEP/UFAL


Zezito de Araújo

Zezito de Araújo

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Alagoas (1979) e mestrado em História pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Tem experiência na área de História e Antropologia. Na area de História: Alagoas, Nordeste e África; em Antropologia: Comunidades Remanescentes de Quilombo, Quilombo e Relações Étnico-Raciais.


Realização

Parceria

Apoio