Ufal recebe estudantes da educação básica de Alagoas até quinta-feira

Alunos e professores de várias escolas participam do Simpósio de Pesquisa e Tecnologia


21/10/2022 01h01 - Atualizado em 24/10/2022 às 11h07
Abertura do Sinpete, no auditório da Reitoria, com alunos de escolas da educação básica

Abertura do Sinpete, no auditório da Reitoria, com alunos de escolas da educação básica

Conhecer a instituição e o que ela oferece e, acima de tudo, assumir a realidade de que a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) existe para todas as alagoanas e os alagoanos. Foi com essa missão que foi iniciado, ontem (18), o Simpósio Intermunicipal de Pesquisa e Tecnologia na Educação Básica: a função social da universidade em debate (Sinpete). Até amanhã (20), a Ufal receberá estudantes da educação básica de vários municípios de Alagoas para ter experiência com as ações de pesquisa, ensino e extensão. O evento é gratuito e realizado na Reitoria. Toda comunidade é convidada a participar.

Do município de Minador do Negrão, veio uma turma animada de estudantes da Escola Estadual Belarmino Vieira Barros acompanhada pela professora Telma Gomes. A primeira parada no Sinpete foi conhecer o gerador Van der Graaf, trazido pela Usina Ciência, um instrumento da área da Física que produz cargas elétricas. Professora Telma destacou a importância do momento e da experiência. “É uma motivação para eles. São alunos de ensino médio e o nosso objetivo ao trazê-los para cá é para que se interessem mais, interajam, conheçam, participem, pensando no melhor para eles”, ressaltou.

Já os estudantes da Escola Estadual Professor Loureiro, da cidade de Murici, trouxeram os próprios experimentos que estimulam a investigação científica da Física e, com a “mão na massa”, explicaram conceitos dessa área do conhecimento. “A participação nesse evento é muito importante pelo contato e interação com os outros estudantes. Um evento intermunicipal bastante produtivo por proporcionar o conhecimento científico”, declarou o professor de Física da turma, Nelson da Silva.

Portas abertas para as escolas da educação básica

Com o tema Ciência e Universidade: pesquisa e extensão na produção do conhecimento e do desenvolvimento sustentável para as atuais e futuras gerações, o Sinpete integra a 19° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e traz para o debate o papel da universidade enquanto instituição promotora do conhecimento científico, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na cerimônia de abertura do evento, realizada na manhã de terça-feira (18), gestores da Ufal se reuniram para recepcionar estudantes e professores da educação básica que vieram prestigiar o simpósio. “É uma satisfação recebê-los. O que estamos fazendo aqui é no interesse claro de que vocês tenham uma excelente formação, desde o ensino fundamental até o superior, pois sempre vamos precisar de professores, administradores, contadores, engenheiros, médicos, químicos e tantos outros profissionais”, afirmou o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo.

Ao falar sobre os cursos e a presença da Ufal nos municípios alagoanos, o reitor destacou que a Universidade Federal de Alagoas existe para servir ao povo alagoano, sendo o principal vetor de desenvolvimento do Estado. “A Ufal é feita para os alagoanos. Nossas instituições estão sendo atacadas, estão cortando o nosso orçamento, mas não vão cortar a nossa força, a nossa capacidade de realizar, a nossa energia. Vocês serão alunos da maior e da melhor universidade de Alagoas”, destacou Tonholo.

“Esse é um dia histórico, quando a Ufal abre as portas para as escolas, numa parceria entre educação básica e superior para promover a ciência, a tecnologia e a inovação. Que esses três dias sejam de aprendizados e partilha de experiência”, destacou a coordenadora e idealizadora do Sinpete, servidora Vera Lucia Pontes dos Santos.

O pró-reitor Estudantil, Alexandre Marques, desejou as boas-vindas aos estudantes e lembrou que, daqui a pouco, vão se tornar discentes da Ufal. “Serão três dias de muito conhecimento. Aproveitem”, disse. O pró-reitor de Extensão, Cézar Nonato, falou da emoção de ver o auditório da Ufal cheio de estudantes da educação básica e da importância da interação para ampliar o conhecimento e as oportunidades. “Esse espaço é de vocês. Estarão aqui em breve. Já perceberam que a preparação desse evento foi uma construção coletiva? A vida na academia e da produção do conhecimento é coletiva. Sejam bem-vindos”, afirmou Nonato.

A professora Iraildes Assunção, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, destacou a relevância do evento tendo em vista a necessidade de promover e dialogar com os jovens sobre pesquisa, tecnologia e inovação: “Aproveitem essa oportunidade. Sintam-se à vontade na nossa Ufal que, futuramente, será também a casa de vocês”.

Amauri Barros, pró-reitor de Graduação, compartilhou com os estudantes sua história de vida. De uma família humilde com 11 irmãos, Barros destacou que foi por meio da educação que ele e seus irmãos conquistaram o “seu lugar no mundo”. “Vocês, estudantes, são o futuro do país. Meu desejo e meu trabalho é para que tenham a oportunidade que eu tive. Tenho onze irmãos e vencemos por meio da educação pública. Precisamos manter o sistema público de ensino funcionando. Estamos passando por dificuldades extremas, precisamos estender as mãos”, disse Barros.

O pró-reitor relatou que os cortes de recursos no orçamento das universidades também vêm afetando a oferta de bolsas para estudantes se manterem na instituição. “É muito triste ver estudantes trancando o curso para trabalhar em um subemprego para poder se alimentar. Educação não é gasto, é investimento; é fundamental para construir a história desse país. Precisamos persistir, lutar, resistir e alertar para a situação que estamos vivenciando”, apontou.

Gestores da educação básica participaram do evento

O Sinpete é realizado em parceria com os municípios de Maceió, Murici e Barra de São Miguel. Durante os três dias do evento, estudantes dessas cidades estarão na Ufal, conhecendo e participando de ações promovidas pela instituição. “No entanto, é importante destacar que o evento é aberto às comunidades acadêmica e científica de Alagoas e à sociedade em geral. Todos podem participar”, afirmou a coordenadora do Sinpete, Vera Lúcia.

Gestores educacionais das cidades participantes também prestigiaram a cerimônia de abertura. Lucas de Almeida Melo, técnico responsável pelo Ensino Fundamental - Anos Finais, representou a secretária de Educação de Barra de São Miguel, Estela de Araújo Silva, e agradeceu a oportunidade de participar do Sinpete. “Agradecer a Ufal pela oportunidade de desenvolvimento das nossas crianças. Estou muito empolgado com esse evento”, afirmou.

“É uma satisfação imensa ver esse auditório repleto de estudantes da educação básica. Esse diálogo da Ufal com as escolas públicas de educação básica enche a gente de esperança e dará frutos. Obrigada por estimular a criatividade de nossos alunos por meio do Concurso de Ideias Inovadoras. Muito obrigada, Ufal”, declarou a secretária de Educação do município de Murici, Cássia Xavier, que é ex-aluna da Universidade.

A secretária-adjunta de Gestão Educacional, Emília Caldas, representou o secretário de Educação de Maceió, José de Barros Lima. Em sua fala, a gestora, que também é formada pela Ufal, agradeceu e parabenizou a Universidade pela realização do evento. “Quero agradecer e parabenizar pelo projeto especial, feito a partir de parcerias importantes. É uma satisfação para os municípios manter esse diálogo com a Ufal. Acreditem que, em breve, vocês estarão aqui também estudando”, ressaltou Emília ao falar para os estudantes.

E reforça: “É necessário popularizar a ciência. Temos mentes brilhantes nas nossas escolas públicas. Aproveitem esse momento, esse espaço de troca entre a Universidade e a educação básica”.

Realização

Parceria

Apoio