Professores e estudantes participam da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Maceió

Evento será realizado entre os dias 18 e 20 deste mês, com palestras, entrevistas, bate-papo, oficinas e atividades práticas

21/10/2022 00h57 - Atualizado em 24/10/2022 às 11h07

Professores e estudantes da rede municipal de ensino vão participar da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Maceió. O evento, que é gratuito, começa nesta terça-feira (18) e termina na quinta (20), e será realizado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em homenagem aos 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Palestras, bate-papo, entrevistas, oficinas, desafios, atividades práticas fazem parte da programação.

Servidores da Semed vão participar do Simpósio Intermunicipal de Pesquisa e Tecnologia na Educação Básica. Foto: cortesia

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) estará com um estande montado no rol da reitoria da universidade e participará do Simpósio Intermunicipal de Pesquisa e Tecnologia na Educação Básica. Todos os professores podem participar e receberão um certificado de 40h.

No estande serão apresentados projetos de ideias inovadoras que foram realizadas nas escolas, como uma forma de tratamento de orgânicos, elaboração de produtos de cosmético, ações que também envolvem a reutilização do papel reciclado, entre outras.

Também haverá um espaço temático, com usina ciência, show de química, física e produção de energia, e um planetário, espaços e atrações que os estudantes da rede de ensino poderão prestigiar.

Semed firmou parceria com a Ufal para a realização do evento. Foto: Ascom Semed

Para Natércia Lopes, coordenadora do Núcleo de Avaliação e Pesquisa (NAP) da Semed, a participação da Educação de Maceió mostra que há também ideias inovadoras nas escolas que incentivam o ensino-aprendizagem dos estudantes.

"A nossa participação será muito relevante porque também mostra que a ciência e a pesquisa não é algo inacessível aos estudantes, que é possível sim a gente registrar e identificar ideias criativas na rede pública. Esse evento vem aproximar a pesquisa, a investigação, de nossos estudantes e fazer com que a gente dissemine pesquisa pensando na área da tecnologia", disse Natércia.

A SINPETE é uma realização da Ufal, com a coordenação da técnica da Semed, Vera Pontes, apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Semed firmou parceria com a Ufal para que estudantes e professores participassem ativamente do evento, como uma forma de estímulo para interação e fortalecimento entre a universidade e a escola.