Ufal sediará Simpósio de Pesquisa e Tecnologia na Educação Básica

Notícia publicada no site principal da UFAL em 30/09/2022.


03/10/2022 15h44 - Atualizado em 24/10/2022 às 11h07
Um evento na UFAL sobre os ODS nos dias 18, 19 e 20 de outubro

Um evento na UFAL sobre os ODS nos dias 18, 19 e 20 de outubro

Divulgar, tornar mais próxima da sociedade as iniciativas em ciência, tecnologia e inovação por meio da parceria universidade e escolas. Foi com esse objetivo que o Simpósio Intermunicipal de Pesquisa e Tecnologia na Educação Básica: a função social da universidade em debate (Sinpete) foi elaborado pela equipe técnica da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Ufal.

Com o tema Ciência e Universidade: pesquisa e extensão na produção do conhecimento e do desenvolvimento sustentável para as atuais e futuras gerações, o evento traz para o debate o papel da universidade enquanto instituição promotora do conhecimento científico e tem como escopo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento já tem data para acontecer: será nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2022, no Auditório e Hall da Reitoria da Universidade, durante a realização da 19° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A participação do reitor Josealdo Tonholo, na Conferência de Abertura, já está confirmada.

A programação será toda presencial e está em fase de conclusão, aguardando a confirmação de participações externas e locais. Em breve, a equipe vai divulgar o site do evento no qual será disponibilizado um link de inscrição para quem desejar receber certificado de participação.

“O Sinpete será composto por nove debates científicos, entre palestras e mesas-redondas, que se propõem a fomentar e difundir a função social da universidade debatendo temas transversais sob a tríade ciência, tecnologia e inovação, numa interlocução com escolas da Educação Básica, envolvendo três municípios alagoanos”, explica Vera Lucia Pontes dos Santos, coordenadora do evento.

Além da programação no auditório, destaca Vera, no Hall da Reitoria terá um espaço temático com exposições científicas que será visitado por estudantes de escolas de Maceió, Murici e Barra de São Miguel.

“Por ser um simpósio intermunicipal, o evento integra a participação dos municípios de Maceió, Murici e Barra de São Miguel. Por isso, o público prioritário serão as escolas de ensino fundamental e médio dos referidos municípios, mas é importante destacar que o evento é aberto às comunidades acadêmica e científica de Alagoas e à sociedade em geral”, afirma a coordenadora.

A equipe responsável pela realização do Sinpete já se reuniu com representantes das três cidades participantes para formalizar o termo de cooperação. Vera declara que são positivas as expectativas para que o evento ocorra da melhor forma por causa da relevância que ele representa.

“No que se refere ao fomento da pesquisa na educação básica, o evento é um marco para a Ufal, posto que as ações do projeto contribuem para a divulgação e popularização da ciência, da tecnologia e da inovação, numa interface universidade-escola”, justifica.

Nas escolas participantes, o Sinpete também estimulará práticas sustentáveis por meio de ações curriculares, Concurso de Ideias Inovadoras, exposições e produção de material educativo de divulgação e popularização da ciência na perspectiva dos ODS.

“A realização e o estímulo de práticas sustentáveis na escola fortalecem esse processo, uma vez que insere os jovens na iniciação científica e na política pela melhoria das condições de vida da população como um todo”, ressalta Vera.

Mais sobre o Sinpete

O Simpósio Intermunicipal de Pesquisa e Tecnologia na Educação Básica: a função social da universidade em debate (Sinpete) foi submetido e aprovado na chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 05/2022, cujo certame teve como objetivo apoiar a realização da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em âmbito municipal, estadual, distrital e intermunicipal. O foco da chamada foi apoiar iniciativas de estímulo à percepção do papel da ciência à sociedade e como instrumento de fortalecimento da educação formal (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação Tecnológica), não-formal e informal, visando à divulgação do conhecimento científico e tecnológico.

“Nessa perspectiva, submetemos o projeto Sinpete com o objetivo de promover um ciclo de debates intermunicipal que possibilite a reflexão, a troca de experiências, a socialização e a popularização da ciência, tecnologia e inovação, visando ao fortalecimento da interface Universidade-Escola, tendo como escopo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, explica Vera Lucia Pontes dos Santos, a proponente e coordenadora do evento.

E esclarece: “Dentre outras questões, os ODS tratam de erradicação da pobreza, trabalho decente, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero e redução de desigualdades. O Simpósio propõe-se a um ciclo de debates em torno da seguinte questão-problema: qual o papel social da universidade na produção e disseminação do conhecimento científico para o desenvolvimento sustentável?”

A coordenadora acrescenta que o Sinpete tem como produto final o lançamento do Observatório de Pesquisa e Tecnologia na Educação Básica (OPTE), à luz dos ODS, que consiste na criação e disponibilização de um espaço on-line de divulgação de conteúdo e práticas científicas de desenvolvimento sustentável produzidos no âmbito de escolas da Educação Básica, além dos anais do evento e da previsão de publicação de artigos científicos sobre as temáticas abordadas no evento.

Além de Vera dos Santos, Regina Maria Ferreira da Silva Lima, Willamys Cristiano Soares, Amauri da Silva Barros, Elton Malta Nascimento, Gonzalo Enrique Abio Virsida e Danilo Luiz Marques integram a equipe técnica do evento.

Realização

Parceria

Apoio