Educação participa da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Maceió

21/10/2022 00h58 - Atualizado em 24/10/2022 às 11h07

Técnicos da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) participaram do primeiro dia da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e do Simpósio Intermunicipal de Pesquisa e Tecnologia na Educação Básica (Sinpete), na manhã desta terça-feira (18). O evento ocorreu na Reitoria da Universidade Federal de Alagoas. A mesa de abertura contou com a presença da secretária-adjunta de Educação de Maceió, professora Emília Caldas.

O evento contou com a apresentação do Coro da Ufal, seguido da fala da coordenadora do Sinpete e técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) Vera Pontes, que marcou o início do simpósio. A manhã se encerrou com uma palestra ministrada pelo reitor da Ufal, Josealdo Tonholo.

O Sinpete deste ano é em homenagem aos 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. O Hall da reitoria contou com estandes dos municípios parceiros, Maceió, Murici e Barra de São Miguel, mostrando as ações da educação, além de um planetário no qual os alunos assistiram a uma apresentação.

“Para nós que fazemos a universidade, esse é um momento muito especial no qual estamos abrindo as portas da Universidade, em interconexão com a Educação Básica numa perspectiva de estar disseminando e popularizando a tecnologia para todos os estudantes e docentes escolares'', informou a coordenadora Vera Pontes.

Além da coordenadora, a mesa da cerimônia foi composta pelo reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, a secretária-adjunta de educação de Maceió, professora Emília Caldas e os representantes da educação dos municípios de Murici e Barra de São Miguel, parceiros na realização do evento.

Durante a abertura, a secretária-adjunta de Educação de Maceió, professora Emília Caldas, reforçou a importância de inserir os alunos no ambiente acadêmico.

“Os estudantes devem aproveitar esse momento para entender que a universidade não é algo tão distante, em breve eles estarão aqui fazendo parte da graduação. O Sinpete traz essa popularização da Ciência e da Tecnologia, mostrando que esses assuntos não estão longe dos nosso estudantes. Temos mentes brilhantes em nossas escolas de onde sairão grandes profissionais. Por isso, nós temos o prazer de ofertar essa troca entre a universidade e a Educação Básica”, pontuou Emília.

Nos próximos dias, aproximadamente 500 alunos da rede pública municipal de ensino da capital vão estar presentes no evento, além de participarem do Concurso de Ideias Inovadoras, que tem o objetivo de inspirar a criação de soluções inovadoras para os problemas socioambientais.