SOBRE O EVENTO


PERÍODO DE INSCRIÇÕES

22 DE AGOSTO A 10 DE DEZEMBRO

SUBMISSÃO DE TRABALHO

22 DE AGOSTO A 24 DE NOVEMBRO


DIA 09 DE DEZEMBRO REUNIÃO INTERNA PARA OS DOCENTES DO RENORBIO



ONDE

CENTRO DE INOVAÇÃO DO JARAGUÁ, MACEIÓ - AL



QUANDO

DE DOMINGO A TERÇA
10-12 DE DEZEMBRO

COMISSÃO ORGANIZADORA:

Dra. Marília Oliveira Fonseca Goulart - Coordenadora Geral do Programa RENORBIO (UFAL)
Dra. Fabiane C. de A. Galdino - Vice-Coordenadora da Rede RENORBIO (UFAL)
Dra. Silvia Regina Batistuzzo de Medeiros (UFRN)
Dra. Rosa Fireman Dutra (UFPE)
Dra. Maria Aparecida Medeiros Maciel (UFRN)
Dra Terezinha Gonçalves da Silva (UFPE)
Dr. Antônio Euzébio Goulart Santana (UFAL)
Dra. Ana Lucia Abreu Silva (UFMA)
Dr. Francisco Canindé de Sousa Júnior (UFRN)
Dra. Sueli Rodrigues (UFC)


COMISSÃO ORGANIZADORA LOCAL

Dra. Marília Oliveira Fonseca Goulart - Coordenadora Geral do Programa RENORBIO (UFAL)
Dra. Fabiane C. de A. Galdino - Vice-Coordenadora da Rede RENORBIO (UFAL)
Dr. Antônio Euzébio Goulart Santana (UFAL)
Dra. Anielle Christine Almeida Silva (UFAL)
Dra. Ana Paula Silva (UFAL)


IV Encontro de Biotecnologia da RENORBIO:

Ciência, Inovação e Responsabilidade Social

A biotecnologia é considerada área estratégica no mundo, e abrange um mercado que movimenta bilhões de dólares anualmente. O setor de biotecnologia tem crescido e se desenvolvido no Brasil. Esse desenvolvimento se dá pela criação de políticas que privilegiam as empresas de áreas como saúde, agropecuária, produção de insumos e meio ambiente, com disponibilização de recursos por agência de fomento, programas governamentais e progressos nos mecanismos de interação universidade-empresa. A consolidação da integração de pesquisadores com vocação para área biotecnológica no NE se deu em 2006 com a criação do curso de doutorado em Biotecnologia, também denominado RENORBIO, doutorado em rede que tem nota 6 na avaliação da CAPES. O programa apresenta quatro áreas de concentração, que são: Biotecnologia em Saúde, Biotecnologia em Agropecuária, Biotecnologia em Recursos Naturais e Biotecnologia Industrial. Ao todo fazem parte do RENORBIO 181 orientadores permanentes e 581 alunos matriculados, em 12 universidades públicas dos diferentes estados do NE {UFAL (Alagoas); UFPE (Pernambuco); UFRPE (Pernambuco); UFPB (Paraíba); UFRN (Rio Grande do Norte); UFC(Ceará); UECE(Ceará); UFS (Sergipe); UFBA (Bahia); UFPI (Piauí); UFMA (Maranhão)} e o Espírito Santo (UFES). O corpo docente, no entanto, pertence a diversas instituições do país, e juntamente com as IESs associadas ao Renorbio, somamos 54 instituições (públicas, privadas e institutos federais), o que faz dessa rede um dos maiores programas de pós-graduação do Brasil, agregando uma imensa parte da massa crítica em Biotecnologia da região NE. Para integração presencial de docentes e discentes, são realizados encontros bianuais da Rede Renorbio. Este ano, o evento terá como tema Ciência, Inovação e Responsabilidade Social, que tem como objetivos principais promover um fórum de discussão científica, agregando instituições e pesquisadores da região NE e de outras regiões do Brasil, e criar um ambiente para interação entre os setores produtivos e a academia, visando a busca de soluções para problemas de mercado. Os recursos solicitados serão direcionados para a locação de equipamentos audiovisuais, contratação de serviços, como também à realização de palestras, mesas redondas, com renomados especialistas na área da biotecnologia.


Objetivo Geral

Realizar o IV Encontro de Biotecnologia da RENORBIO: Ciência, Inovação e Responsabilidade Social cujos objetivos deste evento são promover um fórum de discussão científica, agregando instituições e pesquisadores da região NE e de outras regiões do Brasil, e criar um ambiente para interação entre os setores produtivos e a academia, visando a busca de soluções para problemas de mercado. Desta forma, espera-se estimular cada vez mais a formação de cientistas com uma base sólida e fundamentada nos conceitos e metodologias da Biotecnologia em nosso país.


Objetivos Específicos

  • Divulgar as novas fronteiras das pesquisas em Biotecnologia entre o meio acadêmico e os setores produtivos;
  • Explorar o conhecimento da Biotecnologia em temas como saúde, agropecuária, recursos naturais, meio ambiente e indústria;
  • Apresentar e discutir o uso da Biotecnologia aplicada à solução de problemas relacionado aos interesses do Brasil;
  • Compreender, discutir e divulgar a Biotecnologia e suas potencialidades para auxiliar na melhoria da qualidade de vida humana;
  • Discutir a inter e multidisciplinariedade da Biotecnologia e suas aplicações;
  • Formação de recursos dentro de um novo cenário mundial.

Público Alvo

O público será formado por doutores, especialistas, pesquisadores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação da área de Biotecnologia e afins, oriundos de universidades, institutos de pesquisa, órgãos governamentais e dos setores produtivos de todo o país. A organização geral do encontro está sob responsabilidade da coordenação geral do programa de doutorado RENORBIO, com o apoio do comitê científico formado por pesquisadores de diferentes instituições da região NE.


CONTATE-NOS

Envie sua dúvida e te retornaremos o mais breve possível.

Endereço

Instituto de Química e Biotecnologia - UFAL, Campus Universitário A. C. Simões, tabuleiro dos Martins, Maceió - AL.

Número de Telefone

(82) 3214-1144