Histórico

Versão para impressãoVersão para impressãoPDF version

O Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados originou-se dos Encontros sobre Escoamento em Meios Porosos (ENEMP). Até 2002 estes eventos foram realizados anualmente, no mês de outubro, em diversas cidades brasileiras, sendo organizado por pesquisadores de diversas Universidades tais como: UFRJ, UNESP (Rio Claro), UEM, UNESP (Jaboticabal), UFU, UFS, UFPR, USP, UFMG, UFSC, UFSCar, UFRRJ, UNICAMP, COPPE/UFRJ, UFS.

 
O primeiro ENEMP, realizado em 1973, foi organizado pelos professores G. Massarani (in memorian) e A. C. S. da Silva Telles da COPPE/UFRJ. O segundo, em 1974, foi organizado pelos professores J. T. Freire, S. Tobinaga e D. M. Redondo da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro. O terceiro, em 1975, foi organizado pelos professores César Costapinto Santana, Nehemias Curvelo Pereira e Renato Sprung do Departamento de Engenharia Química da UEM. Desde então, o evento tornou-se uma atividade tradicional e de fundamental importância para a comunidade técnico-científica que atua na área de Sistemas Particulados.
 
Em função do crescimento significativo do número de participantes, os encontros passaram a apresentar um caráter mais abrangente, sendo que a partir de 1995, a denominação foi alterada para “Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados”, mantendo-se, entretanto, a sigla ENEMP devido à tradição.
 
Os profissionais que já participaram do ENEMP pertencem a diversas áreas do conhecimento, como as Engenharias: Química, de Alimentos, Agronômica, Mecânica, de Petróleo, Ambiental, Agrícola, Civil e Metalúrgica, bem como, Física, Química, Matemática, dentre outras. Estes profissionais são oriundos das principais universidades brasileiras, de diversos centros de pesquisa além de outras instituições latino-americanas.
 
O Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados - ENEMP, que a partir do ano de 2004 passou a ser bienal, é atualmente um importante meio de divulgação de trabalhos científicos, bem como de intercâmbio de conhecimentos e experiências na área de Sistemas Particulados.
 
Os trabalhos técnicos, apresentados no evento, são selecionados a partir de uma análise preliminar do resumo do trabalho, considerando a área temática do congresso. Após análise prévia pelo Comitê Técnico Científico são submetidos à avaliação por revisores ad-hoc com vistas à publicação. Deste modo, dos trabalhos analisados, os que são aceitos são publicados nos anais do ENEMP.
 
O grande sucesso alcançado pelos ENEMPs, principalmente devido à grande participação de: docentes, discentes de graduação e pós-graduação e de membros da indústria, bem como ao alcance nacional obtido e ao alto nível técnico dos trabalhos nele apresentados, tornaram de grande importância a contínua realização deste evento. 
 
Em 2013 o Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados - XXXVI ENEMP será realizado, pelo Curso de Engenharia Química, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas.