II Reunião Anual de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas da UFAL

de 08 a 11 de fevereiro de 2021

Ensinando a Ensinar com TICS: formação de professores de Português no PLE

Eliane Vitorino de Moura Oliveira1, Jéssica de Lima Fônseca 2

1,2Curso de Letras/Campus Arapiraca

Durante o Período Letivo Emergencial na Universidade Federal de Alagoas, ao ofertar a disciplina Tecnologias Digitais e Ensino de Língua Portuguesa, propusemo-nos o desafio de levar, aos alunos e às alunas de Letras do Campus Arapiraca, formas de ensinar, em suas futuras práticas docentes, por meio de metodologias ativas e pela utilização de tecnologias digitais. Habilitar nossos alunos e nossas alunas, futuros professores e futuras professoras de Língua e Literatura, para o uso de metodologias ativas foi ao encontro do que é imperativo atualmente, pois as demandas da modernidade requerem formas de ensino mais dinâmicas, inclusive pelas quais as tecnologias digitais sejam utilizadas de forma positiva para professores/professoras e alunos/alunas. Além disso, a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento regulador do ensino, determina práticas ativas e a inserção de tecnologias digitais, tornando mister proporcionar tal acesso aos discentes e às discentes em formação em todas as licenciaturas. No Curso de Letras Português UFAL Campus Arapiraca, a disciplina teve grande procura e pouca evasão, o que comprova a relevância do tema e o acerto em sua oferta. Foram oito semanas de apresentação de conteúdo teórico e prático, discussões ricas, apresentações de ações práticas realizadas em escolas, inclusive com o testemunho de professores e professoras que tiveram que, durante a pandemia, se reinventar, pois não tinham preparo para as aulas remotas, e de outros e outras que já vinham trabalhando dessa forma, estando, portanto, de certa maneira mais preparados e preparadas para o ensino pandêmico. Foram momentos de muita troca e muito ganho para todos e todas.