II Reunião Anual de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas da UFAL

de 08 a 11 de fevereiro de 2021

Uso de Ferramentas Google fo Education e de sala de aula invertida/ estação por rotações na aplicação de aula remota no ensino sobre o sistema reprodutor feminino.

Hellber Emmanuel Lima de Santana

Discente Pós-graduação, ICBS/Campus A. C. Simões

A Reprodução Humana é um dos saberes fundamentais que estruturam o eixo temático ser humano e saúde, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular. No ensino médio os saberes relacionados a temática dialogam com saberes transdisciplinares no fortalecimento da educação em Saúde. Sendo isto, elaboramos uma sequência didática com atividades investigativas que trabalhou questões relacionadas ao Sistema Genital Feminino e seu Ciclo Menstrual. A atividade foi realizada com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ambrósio Lira, situada no município do Passo de Camaragibe/ AL. Um total de oito estudantes participaram da aplicação tendo como base o método investigativo com uma sequência didática composta por 2 etapas com quatro encontros síncronos, norteadas pelas situações-problema: “Por que meu corpo muda tanto na Puberdade?” e “Por que e como as mulheres menstruam?”. Durante os encontros foi utilizado um site criado pelo pesquisador e slides, além das ferramentas da Google for Education que a rede estadual de educação de Alagoas faz uso em seu ensino remoto emergencial. Para que as atividades foram avaliadas em seu nível de aprendizagem com a metodologia proposta, foi usado o método quantitativo e qualitativo, observando o desenvolvimento dos alunos em cada etapa da sequência didática e os resultados do pré e pós-teste. Podemos concluir que é necessário o uso de metodologia ativas e tecnologias digitais da informação e comunicação para trabalhar conteúdos de biologia, visto que essa é uma ciência com alto grau de complexidade.

Palavras-chaves: Reprodução Humana; Ensino por investigação; Metodologias Ativas.