II Reunião Anual de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas da UFAL

de 08 a 11 de fevereiro de 2021

MULTILETRAMENTOS NO ENSINO REMOTO: IDEIAS PRÁTICAS COM GÊNEROS DIGITAIS HÍBRIDOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUÍSTICA NO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS

Adna de Almeida Lopes1, Andréa da Silva Pereira2

1,2 Faculdade de Letras - Campus A. C. Simões

A presente proposta descreve e reflete sobre o trabalho desenvolvido na disciplina de Estágio Supervisionado 3 do curso de Letras: Português da FALE/UFAL envolvendo o uso das TICs e das Metodologias Ativas. Com base em princípios teórico-metodológicos da Pedagogia dos Multiletramentos combinados com abordagens metodológicas do cotidiano escolar, o ingresso na esfera do mundo do trabalho pelo estágio ocorreu por meio de três objetivos estabelecidos na disciplina, a saber: 1) propiciar aos estagiários espaços de vivência de experiências com suas realidades de vida nas esferas global e local por meio da leitura e da escrita multimodal; 2) transformar essas vivências em propostas pedagógicas a serem implementadas em aulas de língua portuguesa do Ensino Fundamental II, especialmente no contexto do ensino remoto em função da pandemia da COVID-19 e 3) publicar as propostas em uma plataforma virtual por meio da qual o acesso às atividades se tornasse possível aos professores e alunos e alunas da rede pública de Alagoas. Para além da preocupação puramente didática, focada em conteúdos linguísticos a serem trabalhados dentro do contexto escolar, observou-se que os estagiários se posicionaram como sujeitos, participando ativamente de seu contexto social mais amplo e local por meio das propostas que aqui foram selecionadas para publicação.  É nesse sentido que as propostas pedagógicas dos estagiários se constituíram experimentos de vida e, assim, podem, a partir de agora, convidar seus interlocutores, professores e alunos/as da rede, a, da mesma forma, recriarem e repensarem a sua realidade pelo uso de diferentes linguagens.