II Reunião Anual de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas da UFAL

de 08 a 11 de fevereiro de 2021

Uso de Infográficos e Textos Comentados em Google Docs como Estratégias Pedagóticas na Disciplina de Introdução à Educação à Distância do Curso de Pedagogia

Gonzalo Abio

CEDU - Campus A. C. Simões

A realização de disciplinas totalmente virtuais no Período Letivo Excepcional (PLE) precisa de uma necessária reconfiguração de conteúdos e métodos, entre eles, para a avaliação do aprendizado de forma não presencial e uma maior atenção para os fatores afetivos. Os desafios atuais são devido às condições da Educação Remota Emergencial (ERE), mas também são próprios das novas ecologias de aprendizagem com uma multiplicidade de cenários, forte influência das TDICE e utilização de diferentes linguagens e formas de representação (COLL, 2013). Na necessidade de personalizar a aprendizagem e seguindo recomendações para avaliação em condições remotas, com predomínio de uma avaliação para aprendizagem em lugar de avaliação da aprendizagem, testamos várias estratégias e procedimentos na disciplina de Introdução à Educação a Distância, entre as quais sobressaem e descreveremos aqui: (1) o uso de comentários a textos base editados e colocados no Google drive, e (2) a produção de infográficos por parte dos próprios alunos, como uma forma de pesquisar e produzir artefatos digitais multissemióticos visando mostrar o aprendido. O comentário a textos no Google drive foi uma estratégia colaborativa que conhecemos seu uso pedagógico através do curso TDMA. Outras estratégias utilizadas foram o uso de um questionário de autoavaliação no Moodle com conteúdos conceituais que habitualmente tem alguma dificuldade para os alunos, assim como uma atenção especial para a ambientação inicial e orientação de cada atividade como forma de otimizar o tempo de navegação e localização de informações no ambiente da disciplina por meio do uso de imagens referenciais e cores identificatórias de cada módulo no Moodle e infográficos orientativos dos processos menos conhecidos. Neste relato utilizamos observação participante e análise documental das atividades e infográficos produzidos pelos alunos, assim como as respostas coletadas a partir de um questionário inicial e outro no final da disciplina. Dezenove alunos foram inscritos. Onze aprovaram. Dos oito alunos reprovados, três deles não entraram nunca no AVEA da disciplina e quatro casos tiveram alguma nota na AB1 porque as primeiras atividades podiam ser feitas de forma externa sem entrar na plataforma. A disciplina foi configurada para ser avaliada por meio da participação nas tarefas semanais. Os resultados observados indicam que a reconfiguração da disciplina com novos conteúdos e estratégias pedagógicas mostrou bons resultados e chamou a atenção dos alunos participantes. O trabalho com infográficos e com os comentários nos textos on-line no Google drive foi percebido de forma positiva por eles. Por último, face aos resultados obtidos e contexto atual mediado pelas TDICE sugere-se ampliar a carga horária da disciplina analisada. Como produto desta experiência, o material de orientação utilizado para trabalhar com infográficos ficou disponível em forma de REA no repositório Educapes para seu uso livre por parte de qualquer docente.