II Reunião Anual de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas da UFAL

de 08 a 11 de fevereiro de 2021

A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA DISCIPLINA CONCEPÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA – CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO FAU-UFAL

Juliana Coelho Loureiro

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Campus A. C. Simões

A disciplina Concepção do Projeto de Arquitetura compôs um grupo de eletivas elencadas pelo Colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo para serem ofertadas no Período Letivo Excepcional, sendo realizadas de modo não presencial e de acordo a Portaria no 544/2020-MEC e a Resolução no 34/2020-CONSUNI/UFAL. Ela teve como objetivo desenvolver a concepção inicial do Projeto de Arquitetura a partir da análise do contexto e dos condicionantes projetuais elencados e discutidos com a turma. Desse modo, construíram subsídios para elaboração conceitual da proposta e, posteriormente, a definição do partido arquitetônico com estudos volumétricos e croquis elucidativos. Vale ressaltar que não possuíamos nenhuma experiência no ensino remoto, principalmente, de projeto.

A disciplina foi construída a partir do desafio lançado pelo Período Letivo Excepcional da UFAL e da experiência nos cursos de capacitação de docentes ofertados pela mesma instituição, dentre eles o Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas, que nos incentivavam a dar respostas possíveis ao momento e aos recursos disponíveis. Desse modo, buscou-se incrementar práticas que pudessem ser potencializadas ao conhecimento adquirido. Foram elaborados e aplicados questionários de autoavaliação no início e término da disciplina (realizados pelo formulário na plataforma Googledrive), para que pudéssemos perceber os conhecimentos anteriores do estudante sobre projeto e arquitetura e, a partir das suas inquietações, traçar as propostas de exercícios. Foram realizados 12 encontros síncronos e diversas atividades na plataforma Moodle UFAL, como “tira dúvidas”, fóruns de debates, entregas de tarefas, disponibilização de material de estudo. Logo no primeiro encontro síncrono, na plataforma RNP, foi apresentada a disciplina, seus objetivos, modo de participação e avaliação. Explorando um pouco mais o conhecimento prévio dos alunos, eles construíram coletivamente uma “nuvem de palavras”, utilizando o recurso digital do Mentimeter, onde puderam indicar o que consideravam como condicionantes projetuais. O recurso permite indicar hierarquias entre os termos, sinalizando a valorização de determinados aspectos projetuais em detrimentos de outros. Questão discutida na turma que suscitou pesquisas. Na sequencia foi disponibilizado um texto sobre sustentabilidade nas edificações onde eles deveriam ler, discutir em grupo, vincular aos conhecimentos prévios e montar um mapa conceitual de pelo menos 20 termos, utilizando o recurso digital disponibilizado no site do Cmap Tools. Desse modo, buscou-se criar o sentido de sala de aula invertida, onde eles constroem o conhecimento a partir da própria experiência e pesquisa. Após a analise dos condicionantes projetuais e discussão sobre sustentabilidade, foram incentivados a pesquisar sobre a elaboração do conceito do projeto em trabalhos premiados, construindo coletivamente um mural onde puderam compartilhar experiências e ampliar o repertório. Para isto, foi utilizado o recurso digital do Padlet e o resultado disponibilizado na plataforma Moodle da UFAL. A partir do conhecimento acumulado dos estudantes, foi definido o tema do trabalho com a turma e disponibilizado mais material na plataforma.

As propostas projetuais foram elaboradas individualmente e compartilhadas nos fóruns do Moodle para discussão com os colegas e com a professora. Essa experiência foi muito proveitosa. Nos dois trabalhos realizados, como estratégia de gamificação, os estudantes participaram de “concurso de projeto”, onde foram escolhidos os melhores trabalhos que ganhavam bonificações. Para avaliação, foi elaborado um quadro de rubricas que tornaram o processo mais objetivo e claro. O quadro foi reavaliado após primeira avaliação e comentários dos estudantes. A maior dificuldade encontrada foi manter o ânimo de alguns estudantes, pois alguns desistiram ao longo do curso atestando falta de condições devido a problemas pessoais e/ou relativos à Pandemia. A experiência constitui um grande aprendizado e foi bem sucedida na medida em que foi avaliada positivamente pelos estudantes na avaliação final da disciplina. Portanto, acredito que possa ser continuada e melhorada ao longo do tempo.