II Reunião Anual de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas da UFAL

de 08 a 11 de fevereiro de 2021

Desenho Digital: da prancheta do atelier de Arquitetura para o software do computador

Viviane Regina Costa Sá

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Campus A. C. Simões

O Período Letivo Excepcional – PLE da Universidade Federal de Alagoas, aprovado no ano de 2020 para ser uma experiência de oferta remota de componentes curriculares obrigatórios e não obrigatórios, lançou um desafio para docentes e discentes: superar os desafios do mundo online e reinventar as práticas de ensino até então aplicadas de modo totalmente presencial. Na disciplina de Introdução ao Desenho Digital do curso de Arquitetura e Urbanismo o desafio da docência parecia metafórico quando se pensava ensinar o “digital de modo digital”. Mas as dificuldades eram latentes: a necessidade do software para execução do desenho arquitetônico que pedia um computador com especificações mínimas para um bom desempenho do programa; introduzir os(as) discentes na linguagem técnica do desenho; e ajudá-los(as) a dominar os comandos e a representar os elementos com a precisão devida. Isso tudo aliado à instabilidade da internet. O caminho encontrado foi o de fazer da tela do computador e da plataforma utilizada para os momentos síncronos, o quadro da sala de aula usando o software, ao passo em que os comandos eram ensinados. O compartilhamento de tela foi uma ferramenta essencial para permitir aproximação virtual na tentativa de minimizar as dificuldades dos alunos e dirimir dúvidas. Enquanto a tela era compartilhada, o aluno podia executar o comando do programa e assim tornava-se possível a verificação se estava fazendo da forma correta. A utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem foi também a ferramenta que possibilitou o desenvolvimento de atividades semanais, a troca de conteúdos, a realização de avaliações e a aproximação entre professor(a), monitor(a) e aluno(a) através da troca de mensagens e da utilização dos fóruns como canal de comunicação e de troca de conhecimento. Durante os momentos síncronos, com o objetivo de manter os(as) alunos(as) até o término da aula, a realização de atividades avaliativas como quiz, nuvem de palavras e utilização de aplicativos de quadro branco digital, favoreceram a interação e proporcionaram aproximação entre aluno(a) e professor(a). É importante destacar que no desenvolvimento da disciplina a presença dos(as) monitores(as) foi de fundamental importância, uma vez que as atividades de monitoria ampliavam os momentos de utilização do programa digital fora dos encontros síncronos, favorecendo a prática e estimulando o(a) aluno(a) a fazer uso das ferramentas digitais de ensino e aprendizagem disponíveis. O resultado da disciplina foi excelente, com pouquíssima evasão e aprovação de todos(as) alunos(as) que permanecerem no curso até o fim. Esse resultado foi possível também pela dedicação de todos e todas, motivados(as) pelo desejo em aprender e reinventar-se em cada desafio posto pela excepcionalidade do momento.