II Reunião Anual de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas da UFAL

de 08 a 11 de fevereiro de 2021

Relato de experiência de TDMA nas disciplinas da área de Desenho nos cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Elétrica do IFAL

Maria Veronica Lins Palmeira

Coordenação do Curso de Edificações, IFAL – Campus Palmeira dos Índios

As disciplinas da área de desenho têm um caráter essencialmente prático, embora estejam embasadas em normas técnicas que representam o conteúdo teórico, a aplicação do conteúdo representa aproximadamente 80% da carga horária. No atual contexto do Ensino Remoto o grande desafio foi responder, se é possível ministrar disciplinas essencialmente práticas no formato das aulas síncronas. Partindo dessa motivação e da necessidade de continuar a ministrar as disciplinas que já tinham sido iniciadas desde fevereiro de 2020 no ensino presencial, foi aplicada uma pesquisa, a partir de um formulário, cujo objetivo era obter informações necessárias para planejar as atividades e elaborar estratégias metodológicas de ensino-aprendizagem para as disciplinas Desenho Assistido por Computador (CAD) e Desenho Técnico para Engenharia Elétrica, sendo a primeira ministrada no 3º período do curso de Engenharia Civil e a segunda no 1º período de Engenharia Elétrica, ambas no semestre letivo 2020.1. Foram obtidas informações pessoais e sobre conectividade, assim como específicas das disciplinas para traçar o perfil da turma e embasar as estratégias metodológicas para a realização das aulas remotas. A experiência foi desenvolvida no Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Palmeira dos Índios. O ponto chave da metodologia foi denominado de habilidades e competências e foi a partir dessas informações que foram compostos os grupos, considerando também os recursos tecnológicos e materiais disponíveis. A partir do perfil da turma foi apresentada a proposta das estratégias metodológicas que foi estruturada a partir dos objetivos das disciplinas; da problemática de desenhar sem os instrumentos de Desenho Técnico e sem computadores suficientes; da possível solução com a formação dos grupos por habilidades e competências; e no produto de cada disciplina com o intuito de atender aos objetivos gerais e específicos das mesmas. As Metodologias Ativas permearam todo o processo, com ênfase na Aprendizagem Colaborativa, principalmente Aprendizagem baseada em Projetos; Instrução por Pares/Grupos; Sala de Aula Invertida. Quanto às tecnologias digitais foram utilizados o programa AutoCAD, o aplicativo AutoCAD Web, o Padlet (atividades colaborativas e disponibilização de conteúdo), vídeos conferências através do Google Meet e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) Google Sala de aula e SIGAA. Os formulários do Google foram utilizados constantemente, principalmente na Autoavaliação, acompanhamento dos trabalhos em grupo e na avaliação da disciplina e da professora. Foram criados grupos no WhatsApp e com os e-mails institucionais a partir dos quais eram compartilhados arquivos, aulas gravadas e tutoriais, sendo a maioria também compartilhado no Drive da turma. Foi utilizado um Podcast com o intuito de responder dúvidas que eram enviadas pelo WhatsApp; realizada atividade colaborativa no Google Documentos, associada ao TINKERCAD; aplicada atividade gamificada no formato de um Quiz (jogo de perguntas e repostas), no Wordwall. O principal resultado dessa experiência é a resposta ao desafio enfrentado, que sim é possível ministrar disciplinas essencialmente práticas no formato do Ensino Remoto, tanto nas aulas síncronas quanto nos AVA com o uso de Tecnologias Digitais mas principalmente devido ao uso das Metodologias Ativas que possibilitaram a aprendizagem colaborativa. Os benefícios observados foram a possibilidade de aprofundar conteúdos e inovar nos materiais didáticos elaborados para e com os alunos; o desenvolvimento da autonomia dos alunos; a possibilidade de aprender fazendo. A maior dificuldade é o fato da maioria dos alunos não possuir computador ou notebook e o desafio de aprender fazendo tendo apenas um celular ou mesmo um computador com processador insuficiente para instalar os programas computacionais. Os próximos passos para aplicação em outras turmas serão rever o tamanho dos grupos de alunos, deixar claro que todos têm habilidades e competências e não apenas os alunos com formação técnica e aperfeiçoar cada vez mais a metodologia adotada.