II Reunião Anual de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas da UFAL

de 08 a 11 de fevereiro de 2021

Uso de Ferramentas e Metodologias Ativas para Potencializar o ENsino Remoto: ralato de caso nos cursos de Engenharia e Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento e Engenharia Química

Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim

Centro de Tecnologia - Campus A.C. Simões

Com o surgimento da pandemia causada pela COVID-19 os cursos de graduação na modalidade presencial tiveram que repensar sobre sua forma de oferta das disciplinas, uma vez que não se tinha expectativa de acabar a pandemia. Com isso, a Universidade Federal de Alagoas, através do seu programa chamado PROFORD, ofertou diversos cursos para capacitação dos docentes para enfrentamento das atividades remotas durante a pandemia da COVID-19. Diante desse cenário, realizei diversos cursos ofertados pelo PROFORD e participei de encontros criados por docentes do CTEC e CECA para debater ferramentas web para ensino. Dentre os cursos ofertados pelo PROFORD tive a oportunidade de cursar os seguintes: Moodle básico, moodle avançado, produção de videoaulas, TBL, PBL, webconferência RPN e criação de PodCast. Antes mesmo da oferta do semestre letivo excepcional (PLE), ofertei um curso, via sigaa, aberto para toda a comunidade, com o intuito de ser um piloto para ofertar as disciplinas na graduação e pós-graduação. Esse curso contou com cerca de 220 matriculados e efetivamente 150 participantes ativos. A partir dessa experiência, comecei a utilizar as ferramentas web para interação e avaliação, as quais foram bem recepcionadas pelos cursistas. Durante a oferta do PLE, lecionei 3 disciplinas na graduação e 1 na pós-graduação. Durante esse momento, resolvi incorporar também outros metodologias e ferramentas que fui aprendendo ao longo do processo, destaco entre elas: videoaulas (youtube), podcast, games, etc. As disciplinas foram ofertadas dividindo carga-horário síncrona e assíncrona. Uma experiência bastante enriquecedora foi o uso da metodologia TBL, aprendizado baseado em grupo, como forma de ensino e avaliação. Também ao final da disciplina da pós-graduação realizei uma atividade avaliativa utilizando a gamificação. Durante a execução das disciplinas recebia sempre feedbacks positivos da forma de ensino abordada e ao final das disciplinas elaborei um formulário de avaliação da disciplina e autoavaliação, o qual trouxe uma resposta positiva da metodologia utilizada para o ensino remoto. Durante esse processo de ensino remoto, pude perceber alguns aspectos importantes que gostaria de destacar: ao iniciar a aula criei um momento de acolhimento para melhorar a interação; a utilização de ferramentas ativas de ensino aumenta o engajamento dos/as alunos/as; a utilização de games funcionou muito bem no quesito complementar de ensino; sempre abri canais de comunicação para entender as dificuldades dos discentes; sempre procurei pensar num roteiro para as aulas síncronas, incluindo o momento de acolhimento e intervalo para o café; a indicação de materiais complementares (e-books, vídeos, podcasts, etc); procurei ensiná-los a acessar artigos nos periódicos da Capes e na biblioteca virtual; o formulário de avaliação é um instrumento muito importante para você entender o perfil e as necessidades dos alunos; e também a gravação de aulas assíncronas mais curtas, além de gravar podcasts, o qual os relatos dos discentes são de que eles são de fácil acesso e pode ser ouvido durante o percurso até o seu estágio ou sua casa. Sendo assim, considero que o programa de capacitação da Ufal e a mudança de postura do docente foram aspectos chave para conseguir vencer as dificuldades do ensino remoto durante esse período tão difícil de pandemia.