II Reunião Anual de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas da UFAL

de 08 a 11 de fevereiro de 2021

Plano Diretor - Relato de Experiência de Metodologias Ativas em disciplna eletiva no curso de Arquitetura e Urbanismo

Mariana Lima Lopes Lôbo

Faculdade de Arquitetura - Campus A. C. Simões

Trata-se de um relato de experiência das metodologias ativas empregadas no decurso da disciplina eletiva Plano Diretor do curso de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UFAL) durante o Período Letivo Exepcional 2020 (PLE 2020.E). A disciplina possui carga horária de 60 horas e tem por objetivo desenvolver habilidades e competências relacionadas à elaboração, participação e revisão do Plano Diretor a partir da discussão e identificação das necessidades específicas da população. Desta forma, o desafio posto foi envolver os discentes no formato não-presencial de maneira a estimula-lo à formação do pensamento crítico e a construção do conhecimento com autonomia. A carga horária foi distribuída entre atividades síncronas e assíncronas envolvendo diferentes formas de metodologias ativas, tais quais: sala de aula inertida, construções colaborativas e estudos de caso. Foram realizados 7 (sete) encontros síncronos por meio da plataforma Google Meet que foram intercaldos com propostas de as atividades assíncronas que se concentravam no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-Moodle). Em algumas oportunidades, por dificuldade de conexão ou instabilidades nas plataformas, foram necessários ajustes no cronograma inicial proposto e, portanto, algumas atividades assíncronas tiveram prazos extendidos assim como foi realizado encontro síncrono extra para orientação dos trabalhos propostos. Um ponto positivo que vale ressaltar foi a possibilidade de participação de uma professora convidada para uma aula e também para assistir a apresentação do último trabalho que a turma realizou. Dos 26 alunos matriculados apenas 4 não concluíram a disciplina, a média de frequência no encontro síncrono era de 70%, fato que possibilitou muitas discussões e interações entre a turma. A baixa evasão de alunos nesta disciplina (15,38%) somado aos produtos dos trabalhos que tiveram uma média final geral (considerando os alunos concluintes) de 9,28 demonstram um ótimo desempenho dos alunos e tais resultados consolidam que a condução da disciplina a partir das diferentes estratégias de metodologias ativas utilizadas foram suficientes para alcançar resultados positivos.