II Reunião Anual de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas da UFAL

de 08 a 11 de fevereiro de 2021

Desafios do Ensino Remoto em Meio à Pandemia da COVID-19: A experiência de duas atividades complementares de gradaução no curso de Ciências Econômicas

Rafael Kloeckner

Unidade Santana do Ipamena, Campus Sertão

Em abril de 2020 a Universidade Federal de Alagoas autorizou a realização de atividades complementares de graduação na modalidade a distância durante a pandemia da covid-19. Em tal contexto foi proposto por este professor o Curso de Aprofundamento em Macroeconomia, aceito pela coordenação de graduação do curso de Ciências Econômicas de Santana do Ipanema e aceito no programa-evento UFAL CAMPUS DO SERTÃO conectad@, sendo desenvolvido em junho de 2020. Na mesma linha, em agosto foi realizado o Curso de Macroeconomia para Concursos. Ambos cursos foram desenvolvidos em seis encontros de uma hora e vinte minutos cada. A carga horária total foi de dez horas, sendo oito horas de aulas virtuais e duas horas de pesquisa, cadastrada pelos discentes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFAL no Moodle. As aulas foram realizadas no Conferência Web RNP, plataforma da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). A hospedagem do cursos foi feita no AVA.

A metodologia adotada foi focada em resoluções comentadas de questões de concursos, de provas da ANPEC (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia) e do ENADE, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. A principal porta de entrada em mestrados strictu sensu é o exame da ANPEC. Cada aula foi lecionada simulando uma prova. Após as saudações iniciais, os alunos visualizavam uma questão de prova antiga. Os discentes tinham alguns minutos, dependendo do grau de dificuldade da pergunta, para tentar respondê-la. Ao final do prazo, o aluno digitava a sua opção de resposta (a, b, c, d, e, V ou F) em uma enquete anônima online. Terminado o prazo, o professor publicava o resultado da enquete e resolvia a questão. Como avaliação final, cada inscrito pesquisou e postou em um fórum no AVA uma questão resolvida de concurso, de ANPEC ou de ENADE. Esta avaliação teve como resultado um banco colaborativo de questões, disponíveis a todos. O primeiro curso realizado teve 40 inscritos. Dos 14 alunos (35%) que concluíram, 13 foram do curso Economia e um de Ciências Contábeis. O segundo curso ofertado teve 21 alunos e 7 concluintes (33%). A presença nas web-conferências e os acessos ao AVA foram considerados para a frequência. No segundo curso ofertado foi adicionada a exigência de um mínimo de 33% de respostas no total das enquetes. Este percentual baixo deve-se ao fato de que muitos alunos tem conexão fraca de internet, e poderiam ser prejudicados se não estivessem online naqueles poucos minutos ou segundos disponíveis para a postagem da resposta. O sistema Conferência Web RNP possui a interessante funcionalidade de promover enquetes online. O proponente destas sabe como cada pessoa responde, e pode publicar os resultados anonimamente. Este metodologia tem a vantagem de tentar manter a atenção do aluno ao longo de toda aula, pois ele deverá ler o enunciado, resolver a questão e responder a enquete. Ao final do tempo, quando da postagem do resultado do total de respostas, o aluno verifica primeiramente se sua resposta coincide com a de seus colegas. Em seguida, quando o professor divulga o gabarito e inicia a resolução, o estudante verifica se acertou a questão. O formato anônimo de divulgação pode incentivar a participação do discente, diferentemente de uma manifestação oral em uma aula presencial, onde ele pode ter receio de optar por uma resposta absurda, receio da reação de colegas, timidez etc.

A característica da metodologia de tentar manter a atenção do discente ao longo de toda a aula parece ser bem interessante, ainda mais nos dias de hoje em que o foco dos alunos está muitas vezes no seu celular. Este foco diverso é ainda mais difícil de ser monitorado remotamente.