II Reunião Anual de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas da UFAL

de 08 a 11 de fevereiro de 2021

INFORMÁTICA MÉDICA: DESAFIOS DA MONITORIA ONLINE E DO PERÍODO LETIVO EXCEPCIONAL

Antônio Fernando de Souza Bezerra1, Igo Guerra Barreto Nascimento2, João Vitor Matos de Oliveira3

1,2,3 Faculdade de Medicina - Campus A. C. Simões

Historicamente a informática médica (infomed) foi impulsionada no Brasil com a criação da DIM (Disciplina de Informática Médica) pelo Departamento de Patologia da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) em 1987. Esta iniciativa coordenada pelo Prof. Dr. György Miklós Böhm partiu da disciplina de métodos quantitativos e evoluiu nas décadas seguintes com o desenvolvimento de projetos e formação de doutores, a exemplo, do projeto Homem Virtual (Prof. Dr. Chao Lung Wen), na direção das simulações computacionais (Prof. Dr. Paulo Sérgio Panse da Silveira), da realidade virtual e do processamento de imagens de interesse médico (radiologia, anatomia patológica).

Com o advento da pandemia COVID-19 surgiu o desafio de oferta da infomed em 2020 exclusivamente de forma remota com o concurso da monitoria online, inclusive, no período letivo excepcional, ancorado nas tecnologias digitais e metodologias ativas.

O acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem foi feito de forma individual, a fim de respeitar as peculiaridades de cada estudante, pelos monitores supervisionados pelo professor da disciplina. Para isso, durante esse processo, foi levado em consideração o grau de conhecimento prévio do estudante com os temas abordados nas aulas, a sua afinidade com o uso das tecnologias digitais necessárias para o bom andamento das aulas remotas, dentre outras questões.

As aulas teóricas-reuniões foram realizadas com o protagonismo de monitoria capacitada cursando com discussão de conteúdo, todas comunicadas via MODLE-UFAL e ministradas através do site https://meet.google.com/ seguindo o cronograma pré-estabelecido.

O conteúdo foi disponibilizado no MOODLE-UFAL e em PADLETs. Ademais, foi feito o uso intensivo e extensivo dos programas IMED, ANIMED e imageJ, que são disponibilizados de forma gratuita na Internet. Além da utilização dos aplicativos Color Grab e Color Lab, disponíveis em plataformas móveis.

Ao todo foram realizadas duas avaliações de caráter formativo, sendo uma na primeira metade e outra ao final do curso. Os participantes criaram videoaulas com o tema designado pelo professor. Dentre os critérios adotados destaca-se o detalhamento do passo a passo para o processamento das imagens, a utilização adequada dos recursos dossoftwares, comparação dos histogramas obtidos, bem como a pontualidade e o cumprimento do prazo estipulado para a avaliação.

Finalmente, a experiência foi enriquecedora e gerou novos desafios relativos à seleção da temática e à promoção de aplicações e viabilização de projetos de pesquisa.

URL dos recursos digitais: