II Reunião Anual de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas da UFAL

de 08 a 11 de fevereiro de 2021

TBL Online: estratégia promissora

Rozangela Maria de Almeida Fernandes Wyszomirska1, Renato Jabour Pennaforte; Fernando Gomes de Barros Costa; Eliane Monteiro Cabral Warren; Antonio Quintas-Mendes

FAMED - Campus A. C. Simões

A partir dos anos 2000, as metodologias ativas iniciaram seu surgimento em algumas escolas médicas, evoluindo da tradicional metodologia de ensino para uso de metodologias em que o aluno atua no protagonismo de seu aprendizado, como a aprendizagem baseada em equipe (TBL). Em 2020, com a eclosão da pandemia COVID-19, foram tomadas medidas de distanciamento social e surgiu uma nova realidade surgiu no âmbito educacional, que foi a adaptação de estratégias tradicionalmente executas presencialmente para o formato online. A UFAL autorizou a realização de atividades complementares remotas. O objetivo deste estudo foi relatar o uso do TBL online através da plataforma Moddle em uma atividade complementar ofertada a alunos do 7o período do curso de medicina da UFAL. O modelo também foi aplicado em outra disciplina do 2o período do curso de Psicologia e em uma pós-graduação de enfermagem em uma instituição privada, sendo utilizado a plataforma TEAMS, da Microsoft. Vale ressaltar que para o Moddle, os questionários de garantia de preparo e resposta em grupos foram realizados na própria plataforma, enquanto para para o TEAMS, os questionários foram realizados através de outra plataforma, o Socrative, que se mostrou ágil e compatível. Concluímos que a metodologia TBL é perfeitamente exequível na modalidade a distância, apresentando aprendizado significativo, porém foram observadas algumas dificuldades como a necessidade de uma rede de internet segura e eficiente, bem como a dependência da literácia digital do aluno e do professor.