II Reunião Anual de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas da UFAL

de 08 a 11 de fevereiro de 2021

O Ensino Online sobre Pessoas Idosas na Pós-Graduação na Modalidade Residência Multiprofissional em Saúde

Elizabeth Moura Soares de Souza

Escola de Enfermagem - Campus A. C. Simões

Esse relato descreve a experiência do uso da plataforma Moodle em uma disciplina ministrada na pós-graduação, modalidade Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Alagoas, regulada pelo Ministério da Educação e vinculada a Pró reitoria de Pós-graduação e as unidades acadêmicas das áreas profissionais envolvidas, que são Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Farmácia e Psicologia. Tem duração de 24 meses e carga horária de 5.760 horas (80% de prática e teórico-prática e 20% de teórica). A Residência, desse relato, tem como área de concentração a pessoa adulta e idosa e é desenvolvida no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes e na Unidade Docente Assistencial Professor Gilberto de Macedo, da Universidade Federal de Alagoas. É composta por 40 residentes (20 R1 e 20 R2), sendo quatro (4) de cada área profissional, que realizam as atividades de forma multiprofissional. A necessidade de ministrar a disciplina Aspectos demográficos, epidemiológicos e assistenciais da pessoa idosa de forma online, surgiu devido a ocorrência da pandemia da COVID 19, onde foi necessário o distanciamento social e assim as atividades teóricas passaram a ser online, coincidiu também com o Curso de Introdução ao Moodle – turma III para docentes, ofertado pela Universidade Federal de Alagoas, no mês de abril de 2020. Após as aulas do curso, a disciplina foi montada e ministrada para os/as 40 residentes. A experiência foi muito interessante e contou com atividades desenvolvidas de forma assíncrona, utilizando alguns dos recursos disponibilizados na plataforma: fórum e postagem de arquivos (livros, vídeos, artigos, cartilhas) e síncrona, com encontros para fechamento das semanas. A disciplina ocorreu de forma satisfatória, houve muita interação entre os/as residentes, os diálogos nos fóruns foram muito enriquecedores e as devoluções das atividades solicitadas, também. O aprendizado foi muito bem avaliado pelos/as residentes que descreveram a disciplina como organizada, com as semanas bem definidas, proporcionando tempo para cada residente escolher o melhor dia e horário para responder as atividades propostas, com conteúdo pertinente ao contexto vivenciado pela pessoa idosa e a população em geral; com atividades contextualizadas com a realidade vivenciada no dia a dia e com a utilização de recursos didáticos que valorizaram tanto o saber da ciência, quanto o senso comum, proporcionando o desenvolvimento de estratégias para melhor compreender os assuntos ofertados, aproximando-os/as do contexto real, oportunizando utilizar o aprendizado da disciplina na vivência com familiares que têm 60 anos ou mais. O resultado da disciplina foi a elaboração de um livro digital, que traz histórias de pessoas idosas reais, contadas pelos/as residentes, e que um dia poderá ser publicado. A experiência trouxe um aprendizado muito significativo, bem como um turbilhão de ideias a serem desenvolvidas na próxima turma. Algumas dificuldades ocorreram como problemas com a internet, dificuldade na utilização de alguns recursos do moodle e o desânimo em alguns encontros síncronos, devido ao cansaço físico e mental dos/as residentes por conta da carga horária da residência. Concluo dizendo que é extremamente importante e viável a utilização de recursos digitais no ensino teórico na pós-graduação e enfatizo a importância da universidade, na oferta de cursos que possibilitam ao/a docente um aprendizado específico na área digital.