II Reunião Anual de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas da UFAL

de 08 a 11 de fevereiro de 2021

Tecnologias Digitais no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da UFAL

Maria de Lourdes Fonseca Vieira

FAMED - Campus A. C. Simões

Uma peculiaridade marcante dos Mestrados Profissionais em Ensino no Brasil é a obrigatoriedade de cada mestrando construir, pelo menos, um produto educacional a partir dos resultados da pesquisa realizada com base numa inquietação/problema da sua prática docente, de gestão ou preceptoria.

O Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) da UFAL teve sua primeira turma iniciando em 2011 e as primeiras defesas em 2013/2014. Naquela época, os produtos apresentados nos Trabalhos Acadêmicos de Conclusão de Curso (TACC) foram cartilhas, relatórios técnicos, oficinas, rodas de conversa, propostas de disciplinas eletivas etc. Raríssimos livros impressos. Em 2016, além das duas linhas de pesquisa do MPES, foi introduzida mais uma linha de pesquisa denominada “Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde” que foi absorvida pelas outras duas – a) Currículo e Processo de Ensino Aprendizagem em Saúde (CPEAS), e b) Integração Ensino, Serviço de Saúde e Comunidade (IESSC). Nesta fase houve um incremento de produtos tecnológicos e na qualidade dos produtos em geral.

Em 2018 houve uma reforma curricular promovida pelo Colegiado do MPES, sendo então inserida uma disciplina com 3 créditos (45 horas) específica para construção, aperfeiçoamento, validação e publicação de produtos educacionais cada vez mais envolvidos pelas tecnologias digitais. Em 2019, pela primeira vez foi ofertada a disciplina “Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Educacionais”, observando-se que a carga horária era insuficiente para a proposta da disciplina e para atingir os objetivos de aprendizagem. Desta forma, em 2019, tal disciplina foi desmembrada em duas de dois créditos (30 horas) cada – Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Educacionais I e II, ofertada nos dois primeiros semestres do curso.

Em 2020, foram apresentados 13 produtos educacionais na disciplina I, a maioria totalmente prontos nos formatos de vídeos, paródias, e-books, aplicativos etc.

E no segundo semestre letivo de 2020, em janeiro de 2021, os 13 produtos foram validados por meio de Painel de Validação Eletrônico, no qual docentes do MPES e os próprios mestrandos (docentes, preceptores, gestores) foram juízes e fizeram análise de conteúdo e validação dos produtos educacionais.

Considerações finais – Os avanços na qualidade, inovação, aplicabilidade, acessibilidade, replicabilidade etc dos produtos usando tecnologias digitais no MPES da UFAL foram nítidos. Tais avanços implicam em melhoria da qualidade da atenção à saúde.