II Reunião Anual de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas da UFAL

de 08 a 11 de fevereiro de 2021

Incorporação de Tecnologias Digitais à Disciplina de Exames Laboratoriais e Enfermagem

Patrícia de Paula Alves Costa da Silva

Curso de Enfermagem - Campus Arapiraca

A oferta da disciplina de Exames Laboratoriais como eletiva para o período letivo excepcional de 2020 surgiu da necessidade de capacitar acadêmicos do curso de Enfermagem para a solicitação, coleta e interpretação de exames laboratoriais, bem como para a adequada tomada de decisões na prática clínica. Neste contexto, salienta-se que durante o exercício legal da profissão, a requisição dos exames laboratoriais de rotina faz parte do rol de atribuições de Enfermeiros em serviços de saúde. Deste modo, faz-se necessário o conhecimento acerca da coleta, preparo do paciente, armazenamento das amostras biológicas e interferentes, além da finalidade do procedimento e da interpretação dos principais achados laboratoriais relacionados com a hematologia, parasitologia, culturas, sorologia, dosagens eletrolíticas, imunologia, provas das funções renal e hepática, correlacionando os resultados obtidos aos principais achados semiológicos nas diferentes fases da vida do indivíduo e aos principais distúrbios dos sistemas orgânicos. Assim, a programação de 40 horas da disciplina referendada foi distribuída em oito unidades que incluíram desde apresentação das terminologias dos exames laboratoriais, suas indicações para solicitação, coleta e armazenamento de amostras biológicas até a demonstração dos padrões de (a)normalidade dos resultados, sua associação com o histórico de saúde do paciente e identificação de situações causais, embasando as reflexões sobre a determinação de conduta adequada frente à alteração de resultados e diversas situações clínicas. Para tanto, foram incorporadas Tecnologias Digitais (TD) à metodologia da disciplina através de atividades síncronas, com aulas e seminários por videoconferências em tempo real, por meio da plataforma Google Meet. Já as atividades assíncronas aconteceram através do Moodle da Universidade Federal de Alagoas, com discussão de Estudos de Casos Clínicos (ECC) e das questões de aprendizagem através dos fóruns desta plataforma, em que os estudantes tinham a oportunidade de aprofundar os conhecimentos teóricos advindos das aulas síncronas, bem como interagirem uns com os outros e com os docentes. É importante ressaltar que foi a primeira vez que o componente curricular de Exames Laboratoriais foi ofertado como eletiva no curso de Enfermagem do campus Arapiraca, ficando evidente a importância do tema, muito em sintonia com o atual contexto de Saúde Pública no Brasil. A efetividade da proposição de tais TD como proposta metodológica foi bem percebida pelos alunos participantes, considerando que, dentre os discentes que responderam ao questionário de avaliação final da disciplina, 89,4 % acreditam que o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) favoreceu o trabalho colaborativo e 73,7 % consideram que as aulas online por meio da plataforma Google Meet foi bom/ótimo. Nesta avaliação, porém, os discentes pontuaram a grande demanda de atividades e a convergência destas com as obrigações domésticas e trabalho. Embora em alguns momentos tenham ocorrido as dificuldades diante da metodologia de ensino online, deficiências com a conexão de internet e na condução do processo de ensino/aprendizagem devido ao contexto pandêmico, docentes e discentes consideram que o saldo da avaliação da disciplina foi positivo, pois pôde estimular ambos os sujeitos a debaterem a solicitação de exames, buscando a eficiência, a qualidade na assistência e no ensino destes recursos na área da enfermagem, mesmo em um período de turbulências e isolamento social, tendo as Tecnologias Digitais como aliadas neste processo de excepcionalidade acadêmica.