II Reunião Anual de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas da UFAL

de 08 a 11 de fevereiro de 2021

O Uso da Metodologia Sala de Aula Invertida para uma turma de Cálculo 1, trabalhada de forma Remota

Amauri da Silva Barros

Instituto de Matemática - Campus A. C. Simões

O ano de 2020 foi desafiador para todos nós, a luta pela vida e a necessidade de nos reinventarmos profissionalmente apresentou situações antes nunca vivenciadas. No dia 16 de março de 2020 foi suspenso o Calendário Acadêmico da UFAL e começamos a vislumbrar possibilidades ainda não exploradas para manter ativa nossa comunidade acadêmica e sociedade em geral.

Um grupo de docentes e técnicos da Ufal encarou o desafio de manter a comunidade acadêmica da UFAL em movimento ao criar o Programa “UFAL CONECTADA: Inspirando inovação”, em abril de 2020, com um repertório fantástico de atividades acadêmicas(Lives, Webinários, Debates, Minicursos, etc). Neste cenário destacamos a quantidade de formações continuadas voltadas para o Ensino Mediado pelas Tecnologias-EmeTec, onde ofertamos vários cursos focados nesta temática (Moodle Básico, Moodle Avançado, Produção de Vídeo Aulas, Videoconferência RNP, AVAS e Ferramentas interativas, etc).

Combinando o aprendizado deste período de pandemia a minha experiência docente, há 10 anos utilizando o AVA Moodle para complementar minhas aulas presenciais e mais recentemente utilizando as metodologias ativas, fiz a proposta para o Período Letivo Excepcional-PLE de lecionar a disciplina de Cálculo 1 de forma totalmente remota. Confesso que esta experiência inédita, para minha surpresa, apresentou um resultado muito bom diante das inúmeras dificuldades enfrentadas neste cenário atípico. O apoio qualificado de dois Monitores nesta disciplina foi sem dúvidas o diferencial para o resultado alcançado nesta turma.

Minha disciplina foi composta por 6 turmas dos cursos de Física e Química e teve em torno de 45 alunos matriculados. Deste quantitativo 33 alunos foram aprovados, sendo que 25 destes aprovaram por média. Dividi minhas atividades em momentos síncronos e assíncronos e segui os horários regulares desta disciplina no turno noturno, as terças de 19:00 as 20:40 e as quintas de 20:50 as 22:30 para realização das atividades síncronas. Além disso os Monitores do Curso de Matemática, Erick Alberto e Hélio Lins, deram assistência contínua aos estudantes com atendimentos em grupo e de forma individual.

Após definirmos com clareza os objetivos de aprendizagem de cada Unidade Didática e antecipar os materiais de apoio, antes de cada aula, utilizamos os encontros síncronos para aprofundar os conteúdos estudados e eliminar dúvidas. As limitações tecnológicas de alguns estudantes e a falta de pré-requisitos foram barreiras que dificultaram bastante a dinâmica das aulas síncronas e o aproveitamento na disciplina.

Além de disponibilizar semanalmente arquivos pdf e apresentações Power Point sugerimos também boas aulas de sites de domínio público, de instituições renomadas e endereços de plataformas digitais. Vale registrar que nos primeiros encontros trabalhamos um pouco a forma de estudar para esta disciplina: despertando a importância da disciplina, persistência, motivação e autonomia nos estudos. Com muito trabalho, respeito e valorização acreditamoster cumprido nossa obrigação.