II Reunião Anual de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas da UFAL

de 08 a 11 de fevereiro de 2021

Novos olhares para a Disciplina de Projetos Integradores 1

Noemi Mello Loureiro Lima

ICHCA – Campus A. C. Simões

Este relato de experiência foi resultante das propostas de atividades que aconteceram no segundo semestre de 2020, durante o Período Letivo Excepcional (PLE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na disciplina de Projetos Integradores 1 do Curso de Licenciatura em Dança. A proposta foi a disciplina acontecer “online” com atividades síncronas e assíncronas, com trabalhos que seriam apresentados nos momentos síncronos à partir de tarefas assíncronas. O plano de ensino apresentava atividades no Google Forms, Jamboard, vídeos da Plataforma Youtoube, bem como recursos bibliográficos de literaturas específicas indicadas. Os cursos oferecidos pela UFAL de “Oficina de Produção de Material Didático Digital” e “Produção de Vídeo Aulas com OBS” deram o suporte para a construção de matérias para as aulas. As atividades síncronas aconteciam semanalmente com encontros com duas horas de duração com a interação do Monitor da Disciplina neste semestre. O desafio foi trabalhar uma disciplina que possui atividades com práticas corporais neste formato ‘online”. No que diz respeito aos recursos tecnológicos, não houve impedimentos, pois os alunos possuíam este domínio e o recurso necessário para o transcorrer das atividades. A dificuldade foi adequar os conteúdos que seriam práticos para o formato “on line”, havendo uma grande desmotivação dos estudantes com relação à utilização de recursos online, neste momento específico. No transcorrer das aulas, a interação dos alunos e a aceitação dos recursos propostos foi motivando os mesmos e, conseguimos tecer diálogos construtivos e boas perspectivas de atuação. A troca das experiências nas pesquisas durante as semanas subsequentes mostrou um bom desenvolvimento dos conteúdos específicos da disciplina. A resposta dos alunos com relação a utilização das metodologias ativas, no final do semestre foi muito positiva, ficando a sugestão da utilização das mesmas nos semestres subsequentes.