II Reunião Anual de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas da UFAL

de 08 a 11 de fevereiro de 2021

Instrumentos Avaliativos Utilizados na Disciplina de Microbiologia para o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas durante o Período Letivo Excepcional

Amanda Lys dos Santos Silva

Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus A. C. Simões

A pandemia de covid-19 transformou a realidade do sistema educacional, levando instituições de ensino para a adaptação da modalidade remota. Na Universidade Federal de Alagoas, denominou-se de Período Letivo Excepcional (PLE) o primeiro semestre de ensino on-line, com início em outubro de 2020 e término em janeiro do ano seguinte. Além dos desafios de conectividade, acesso à bibliografia e substituição das aulas práticas em laboratório por aulas demonstrativas, simulatórias e práticas caseiras, o processo avaliativo também precisou ser repensado para funcionar adequadamente no mundo digital. Foi necessária a compreensão do corpo docente sobre a importância da utilização de instrumentos avaliativos diversificados, já que o modelo tradicional não caberia no contexto. Assim, na avaliação adotada pela disciplina de Microbiologia, ministrada para o curso de licenciatura em Ciências Biológicas durante o PLE, foram considerados principalmente os desempenhos dos alunos: na resolução de uma lista de exercício (20%), na construção de um mapa mental (15%), nas postagens em fóruns (25%), na pontuação obtida em questionários (20%) e na escrita de um relatório de prática (20%). Mas também foram atribuídas pontuações adicionais pela entrega de uma autoavaliação (via Google Formulários), pela presença nos momentos síncronos e pela realização de desafios criativos não obrigatórios ao longo da disciplina. No primeiro contato com a turma, ocorrido por videoconferência no Google Meet, os alunos foram informados sobre esse estilo de avaliação. Sabendo-se que eles estavam vindo de um ensino presencial, com pouca ou nenhuma experiência na modalidade a distância, foi preciso apresentar e estimular o uso da plataforma Moodle – ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) adotado pela Universidade –, conscientizá-los da importância da adoção de um estilo de aprendizagem ativa e da necessidade de organização individual. Conforme respostas obtidas na autoavaliação realizada no final da disciplina, a realização da prática caseira foi a atividade que mais despertou o interesse da turma, enquanto a construção do mapa mental e a resolução do questionário assíncrono foram as atividades que menos agradaram. Dentre os desafios criativos, simular a inoculação de microrganismos foi a proposta que teve maior adesão dos alunos. Para além da excepcionalidade do momento, é preciso destacar que a avaliação representa um processo contínuo, cumulativo e sistemático, e que os estudantes performam de maneiras variadas; logo, utilizar instrumentos diversos é uma estratégia para integrar e motivar os graduandos para o processo de ensino-aprendizagem. O feedback obtido norteará a escolha e adaptações dos instrumentos avaliativos para as próximas turmas, a fim de oportunizar momentos de aprendizado que melhor atendam à realidade dos alunos na educação on-line.