II Reunião Anual de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas da UFAL

de 08 a 11 de fevereiro de 2021

Uso de sala de aula invertida e TDIC na disciplina Invertebrados 2 do curso de Ciências Biológicas Licenciatura no PLE

Hilda Helena Sovierzoski

ICBS - Campus A. C. Simões

Este relato de experiência foi resultado das atividades propostas e efetuadas durante o período letivo excepcional (PLE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no segundo semestre de 2020. O planejamento ocorreu à luz do que foi tratado no II curso TDMA, também no segundo semestre de 2020. A proposta foi elaborada visando estimular os estudantes ao aprendizado dos conteúdos da disciplina Invertebrados 2, do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura. Ocorreu a proposição da disciplina funcionar remotamente, com atividades “on line” e também assíncronas, buscando trabalho em grupo, em dupla e individual, utilizando como plataformas o AVA da Ufal e o Google Meet. O plano de ensino contemplava aula invertida e uso de recursos tecnológicos como Google Formulários, Padlet, Lucidchart, Jamboard, Excell, vídeos da plataforma You Tube, Google Documentos, Wooclap e recursos bibliográficos com leituras no livro texto indicado. A cada semana ocorria a atividade síncrona, com 2 horas de duração, após a qual era enviado via rede social Whatsapp o “link” para uma síntese avaliativa. Durante a realização de cada atividade os estudantes se mostraram interessados nos assuntos. A cada semana os estudantes comentavam sobre a atividade, com alguns comentando que já conheciam os conceitos e características comentadas, enquanto outros alunos relatavam ter aprendido, com apresentação de sugestões. Havia total desconhecimento da metodologia ativa sala de aula invertida, mas com as orientações na aula “on line”, leitura do artigo publicizado no AVA Ufal e dúvidas sanadas na rede social Whatsapp, no grupo da disciplina ou particularmente, houve um sucesso em 3 dos 5 grupos formados. Tanto eu quanto o monitor visitamos cada uma das salas dos grupos, sendo que em uma não havia nenhum aluno, com a justificativa de queda da internet para os participantes, em outra as câmeras estavam fechadas e havia pouca conversa. Nos demais 3 grupos, a maioria das câmeras estava aberta e havia discussão organizada pelo líder do grupo. Foi a única atividade em grupo durante esta disciplina, por que a maioria dos alunos solicitou que o formato fosse modificado para dupla ou individual. Quanto aos recursos tecnológicos, havia facilidade de uso para alguns recursos e alguns alunos, mas de forma geral a avaliação foi de que atividades diferentes a cada assunto deixava-os curiosos e nem sentiam muita dificuldade com o conteúdo. Inclusive em algumas aulas “on line” os alunos relataram que foi prazeroso estudar com aquela novidade tecnológica. Houve dificuldades com questões de internet, tanto dos alunos quanto da professora, e também no entendimento inicial de que a disciplina teria um formato e desenvolvimento diferente daquela presencial. Muitos alunos dispunham apenas de celular para assistir às atividades “on line” o que dificultava algumas demonstrações ou discussões propostas. Outra observação foi de que os estudantes, de forma geral, estavam desmotivados, sem interesse em novidades, o que demorou um pouco para ser modificado, mesmo com o plano de ensino estar disponível antes de iniciar a disciplina e também no AVA Ufal. Futuramente deve-se buscar seguir algumas sugestões dos participantes da disciplina, buscando cada vez mais trabalhar com imagens e vídeos dos invertebrados estudados, aproveitando o que já está disponível na web.