Sinpete 2025: mais de 97 monitores vão atuar nos dias do evento
Monitores desempenham um papel fundamental nas atividades de recepção de escolas, comunicação, logística e acessibilidade
- Atualizado em

A preparação para a Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) continua a todo vapor. A coordenação do evento reuniu, agora em setembro, cerca de 97 monitores extensionistas selecionados para atuar durante a edição de 2025, que acontecerá de 16 a 23 de outubro, no Campus A. C. Simões da Ufal, em Maceió.
Durante o encontro, estudantes e servidores passaram por um treinamento que teve como objetivo preparar a equipe para atividades de logística, comunicação e acessibilidade. As atividades propostas focaram em apresentar o programa, a estrutura e as edições anteriores da Sinpete. Um dos destaques do evento é a acessibilidade, pensada com muito cuidado para auxiliar pessoas com deficiência (PCD) e neurodivergentes. Neste ano, toda a equipe de monitores terá um treinamento básico em Libras. Além disso, intérpretes e audiodescrição estarão disponíveis no espaço.
Os monitores desempenham um papel fundamental em diversas atividades, como recepção de escolas e visitantes, comunicação, logística, acessibilidade, atuação nas secretarias e apoio aos palestrantes, oficineiros e convidados. Cumprem um total de 30h, recebem uma bolsa e um certificado de participação no evento. Esta é a quarta vez que a Sinpete inclui atividades extensionistas em suas ações.
Para Alisson Pontes, coordenador-geral dos monitores, o momento de treinamento é indispensável, pois permite alinhar o trabalho da equipe: “É no treinamento que conseguimos alinhar nossas expectativas com os monitores: o que o evento espera deles, perfil comportamental e atribuições. Criamos um vínculo, o que é essencial para a fluidez do nosso trabalho durante a Sinpete”, afirmou.
Para conferir a programação completa e as novidades da Sinpete 2025, acesse o site oficial e as redes sociais @sinpeteoficial.
Sinpete
Realizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 2022, a Sinpete conta, na edição de 2025, com a correalização do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a organização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), em alinhamento direto com as diretrizes e objetivos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
Por sua abrangência e impacto, tem se colocado entre os maiores eventos de divulgação científica de Alagoas. Conta com o apoio de instituições como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), Marinha do Brasil e Exército Brasileiro.
Internamente, a organização envolve cursos técnicos, de graduação e pós da Ufal e do Ifal. Externamente, participam secretarias de Educação das redes estadual e municipal de Alagoas, além de escolas privadas.