Sinpete 2025 é contemplada pelo edital Pop Ciência do CNPq
Evento estadual promove ciência, tecnologia e sustentabilidade durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
- Atualizado em

A Sinpete 2025 foi contemplada pelo edital do Programa Nacional de Popularização da Ciência (Pop Ciência), promovido pelo CNPq. O apoio garante recursos para ampliar as atividades de divulgação científica durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2025).
Enquadrada na Linha A do edital, que contempla eventos de alcance estadual ou distrital, a Sinpete traz em 2025 o debate sobre "Oceano, ciência e sociedade: educação para um mundo sustentável e inclusivo". A proposta dialoga diretamente com o tema da SNCT, “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, e busca discutir como a ciência pode contribuir para enfrentar os impactos climáticos ao meio ambiente.
O Pop Ciência tem como objetivo fortalecer a divulgação científica no Brasil, apoiando por meio de financiamento os eventos de impacto estadual e intermunicipal. Em Alagoas, a Sinpete vem se destacando nessa missão ao incentivar a iniciação científica desde a educação básica. Com o apoio recebido, a Sinpete transforma a experiência de alunos e professores, oferecendo oportunidades de aprendizado e troca científica. O programa já se consolida como uma referência em educação para o desenvolvimento sustentável em Alagoas.
A programação completa e as novidades da Sinpete 2025 estão disponíveis no site oficial e nas redes sociais @sinpeteoficial.
Realizada desde 2022 pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Semana Sinpete conta, em 2025, com a coexecução do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a organização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), em alinhamento direto com as diretrizes e objetivos da SNCT.
Sua abrangência e impacto têm colocado a Sinpete entre os maiores eventos de divulgação científica de Alagoas. Conta com o apoio de instituições como CNPq, FNDCT, MCTI, Capes, IMA, Fapeal, Seduc-AL, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro. Internamente, a mobilização envolve cursos técnicos, de graduação e pós-graduação da Ufal e Ifal. Externamente, participam as secretarias de Educação das redes estadual e municipal, além de escolas privadas.