Parceria entre Sinpete e Expofísica impulsiona a divulgação científica em AL
Com o tema “Cultura Oceânica”, programação deve aproximar estudantes e comunidade das práticas de ciência, tecnologia e inovação
- Atualizado em

A 4ª edição da Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) será realizada em parceria com a Expofísica 2025, que acontece nesta semana - de 14 a 17. A mostra de divulgação científica apresenta as ações de ensino, extensão e pesquisa desenvolvidas pelo Instituto de Física (IF) da Ufal para alunos do ensino médio das redes pública e privada, além da comunidade em geral.
Este ano, a exposição adota o tema “Cultura Oceânica”, em sintonia com a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT). A união entre a Expofísica e a Sinpete busca fortalecer o debate científico, unindo esforços para alcançar o mesmo público-alvo e promover o conhecimento sobre o oceano e sua importância para o planeta.
Para a professora Tereza de Araújo, coordenadora da Expofísica 2025, o Instituto de Física não poderia ficar de fora da Semana Sinpete. Ela acredita que eventos como este contribuem para despertar o interesse dos jovens pela ciência. “Através desses trabalhos, levamos informações a toda a comunidade carente de conhecimento sobre ações de Ciência, Tecnologia e Inovação que acontecem no Brasil e no mundo”, enfatiza.
A expectativa é receber cerca de dois mil visitantes, entre estudantes do ensino médio, membros da comunidade acadêmica do Ifal e da Ufal, vindos de Maceió e de outros municípios do estado. Serão seis estandes temáticos da Expofisica: A Física da Música, Atividades Práticas com Luz, Experimentos Didáticos, Apresentações de Escolas, Cultura Oceânica e a peça “Oceano – Que viagem”. As atividades acontecerão durante os três dias, das 8h às 18h na Arena Física no IF, Campus A. C. Simões, totalizando doze ciclos de duas horas cada.
Outras novidades e a programação completa da Sinpete 2025 e da Expofísica podem ser encontradas nas redes sociais @sinpeteoficial e @expofisicaufal e no site.
Realização
Realizada desde 2022 pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Sinpete conta, em 2025, com a coexecução do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a organização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), em alinhamento direto com as diretrizes e objetivos da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que também acontece de 21 a 26 deste mês.
Sua abrangência e impacto têm colocado a Sinpete entre os maiores eventos de divulgação científica de Alagoas. Conta com o apoio de instituições como CNPq, FNDCT, MCTI, Capes, IMA, Fapeal, Seduc-AL, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira e Exército Brasileiro. Internamente, a mobilização envolve cursos técnicos, de graduação e pós-graduação da Ufal e do Ifal. Externamente, participam as secretarias de Educação das redes estadual e municipal, Undime, além de escolas privadas.