Larissa Paiva é a primeira palestrante confirmada da Semana Sinpete 2025

Conhecida como Larittrix, a cientista é astronauta análoga, embaixadora do MCTI e premiada em iniciativas nacionais e internacionais.

Por Sinara Beserra - Estudante de jornalismo (Ascom Sinpete)
- Atualizado em
Conhecida como Larittrix, a cientista é astronauta análoga, embaixadora do MCTI e premiada em iniciativas nacionais e internacionais.
Conhecida como Larittrix, a cientista é astronauta análoga, embaixadora do MCTI e premiada em iniciativas nacionais e internacionais.

A Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete 2025) está se aproximando e já tem seus primeiros nomes confirmados. A primeira palestrante anunciada é Larissa Paiva, conhecida como Larittrix nas redes sociais. Astronauta análoga, mentora e divulgadora científica na área da Astronomia, foi nomeada embaixadora do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em 2024, e já recebeu premiações nacionais e internacionais.

Sua trajetória como divulgadora científica rendeu inúmeros reconhecimentos. Entre eles, o prêmio Mude o Mundo como uma Menina 2023, na categoria Líder. Além disso, é Cientista Cidadã certificada pela Nasa e astronauta análoga, sendo a primeira do Ceará a conquistar esse título.

Ela já participou do programa Asteroid Hunt, da Nasa, onde identificou 25 asteroides, e colaborou com o Observatório Astronômico Nacional do Japão, analisando duas mil galáxias. Sua paixão pela Astronomia começou aos 13 anos, quando iniciou os estudos com livros emprestados. Dois anos depois, já se destacava em mais de 20 competições científicas.

Em 2024, ela foi nomeada embaixadora da Popularização da Ciência pelo MCTI. Defensora da participação feminina nas áreas Stem (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), Larittrix destaca a importância da diversidade como forma de enriquecer a ciência e criar ambientes mais inovadores e colaborativos.

Na Sinpete 2025, Larittrix estará presente compartilhando sua experiência e discutindo caminhos para ampliar o acesso à ciência, através da oficina para crianças "Desbravando a Astronomia e a Astronáutica com a Larittrix", e para os educadores "Como a Educação se conecta à Ciência e às Olimpíadas Acadêmicas", além de palestra "O céu não é o limite: Como a Ciência e a Tecnologia transformaram a minha vida" para o público em geral. A expectativa é de que sua presença incentive novos olhares sobre a relação entre a sociedade e o conhecimento científico

A programação completa da Semana Sinpete 2025, bem como outras novidades, podem ser consultadas no site oficial e nas redes sociais @sinpeteoficial.

Realização

Realizada desde 2022 pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Semana Sinpete conta, em 2025, com a coexecução do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a organização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), em alinhamento direto com as diretrizes e objetivos da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que também acontece de 21 a 26 deste mês.

Sua abrangência e impacto têm colocado a Sinpete entre os maiores eventos de divulgação científica de Alagoas. Conta com o apoio de instituições como CNPq, FNDCT, MCTI, Capes, IMA, Fapeal, Seduc-AL, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira e Exército Brasileiro. Internamente, a mobilização envolve cursos técnicos, de graduação e pós-graduação da Ufal e do Ifal. Externamente, participam as secretarias de Educação das redes estadual e municipal, Undime, além de escolas privadas.

Realização

Patrocínio

Organização

Apoio