Através da sustentabilidade, Sinpete cria experiência inédita para estudantes da rede pública
Jadriane Xavier, Coordenadora do Sinpete, explica que a ação de limpeza da praia de Ponta Verde foi responsável por muitos alunos conhecerem o mar pela primeira vez
- Atualizado em

No último sábado (11), o Sinpete promoveu a sua terceira ação de limpeza e conscientização ambiental na praia de Ponta Verde, Maceió (AL), do ano de 2025. A iniciativa reuniu um público diverso e juntou a coleta de resíduos com a sensibilização sobre os impactos do descarte inadequado do lixo, especialmente no ambiente marinho. Além disso, a ação serviu a fim de divulgar a próxima Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete 2025), que acontecerá nos dias 16 a 23 de outubro, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com tema “Oceano, ciência e sociedade: educação para um mundo sustentável e inclusivo”.
Com apoio do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, seus parceiros ambientais de longa data, a iniciativa conseguiu remover aproximadamente 44 quilos de resíduos sólidos da praia, segundo o próprio IMA. Estudantes, servidores, órgãos públicos e sociedade civil atuaram juntos em prol de um futuro mais sustentável e coletivo, como prega o Sinpete.
Para a Coordenadora da Sinpete, Professora Jadriane Xavier, a atitude resultou não só num litoral mais limpo, mas numa experiência emocionante: muitos dos alunos da rede municipal de Branquinha (AL), que participaram da ação, nunca tinham visitado a praia até aquele dia. “A escola já veio preparada para eles [estudantes] terem a oportunidade de entrar no mar e visitar o Marco dos Corais. As professoras falaram da emoção, do que aquilo representava para eles, que para a gente que mora perto da praia, às vezes, não é nada. Isso mostra que o Sinpete é muito mais profundo”, conta.
A iniciativa também faz parte do calendário de atividades pré-Sinpete 2025, que realiza atividades lúdicas e educativas à rede de educação básica de Alagoas relacionadas a programação oficial da Semana Sinpete. Na edição deste ano, o tema abordado será “Oceano, ciência e sociedade: educação para um mundo sustentável e inclusivo” através de oficinas, palestras, stands e premiações diversas.
A programação completa e as novidades da Sinpete 2025 estão disponíveis no site oficial e nas redes sociais @sinpeteoficial.
Realização
Realizada desde 2022 pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Semana Sinpete conta, em 2025, com a coexecução do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a organização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), em alinhamento direto com as diretrizes e objetivos da SNCT.
Sua abrangência e impacto têm colocado a Sinpete entre os maiores eventos de divulgação científica de Alagoas. Conta com o apoio de instituições como CNPq, FNDCT, MCTI, Capes, IMA, Fapeal, Seduc-AL, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro. Internamente, a mobilização envolve cursos técnicos, de graduação e pós-graduação da Ufal e Ifal. Externamente, participam as secretarias de Educação das redes estadual e municipal, além de escolas privadas.