Talentos alagoanos brilham no segundo dia (17/10) da Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica, na Ufal

Com projetos inovadores e pesquisas promissoras, os estudantes da rede pública protagonizam momentos inspiradores no segundo dia de evento.

Por Karollaine Dias e Lídia Jemily, estudantes de relações públicas
- Atualizado em
 | nothing

No segundo dia (17/10) da Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), no pátio da reitoria do campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas, a energia estava contagiante com a participação dos alunos das escolas públicas, municipais e estaduais. O destaque do dia foi a apresentação de ideias inovadoras, demonstrando a potência da educação básica em Alagoas.

As estudantes Débora Guedes, Geovanna Guedes e Maria Luiza de Oliveira da escola estadual Professor Theotônio Vilela Brandão, localizada em Maceió, apresentaram um conservante à base da casca de mandioca e da batata, sob a orientação da professora Tatiane Lima. De acordo com os jovens estudantes, o principal objetivo do projeto é prolongar o amadurecimento da fruta, sem alterar o pH e o Brix do alimento. Com o desenvolvimento mais lento, a fruta permanece fresca por mais tempo nas prateleiras, beneficiando tanto o consumidor quanto o comerciante.

Em entrevista com Berenice Pimentel, assessora de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFAL, foi ressaltada a importância de um evento como esse para integrar a educação básica ao ambiente acadêmico. "O Sinpete tem como um dos principais objetivos fomentar a pesquisa, a ciência e a inovação não apenas no ambiente acadêmico, mas também no ambiente escolar, dentro da educação básica, visando integrar a universidade com os alunos, que podem estar futuramente inseridos em nossos cursos", disse.

O evento acontece até o dia 20 de outubro em Maceió, Maragogi, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Palmeira dos índios de forma simultânea e demonstrando a importância da colaboração interinstitucional para o avanço da educação e tecnologia em Alagoas.